A Opep+ concordou neste sábado em aumentar a produção em 548 mil barris por dia a partir de agosto. Trata-se de uma aceleração dos aumentos de produção em um consenso obtido na sprimeira reunião desde que os preços do petróleo subiram – e depois recuaram – após os ataques de Israel e dos Estados Unidos ao Irã.
Desde maio, o cartel já aprovou um crescimento de quase 1,1 milhão de barris por dia. O aumento de agosto representa um salto em relação aos aumentos mensais de 411 mil bpd que a Opep+ havia aprovado para maio, junho e julho, e 138 mil bpd em abril.
O grupo, que produz cerca de metade do petróleo do mundo, vem reduzindo a produção desde 2022 para apoiar os preços. Mas reverteu o curso este ano para recuperar a participação no mercado e após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigir que o grupo bombeasse mais para ajudar a manter os preços da gasolina mais baixos.
O aumento da produção virá de oito membros do grupo – Arábia Saudita, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Kuweit, Omã, Iraque, Cazaquistão e Argélia. Os oito começaram a desfazer sua camada mais recente de cortes de 2,2 milhões de bpd em abril.
A Opep+ citou uma perspectiva econômica global estável e fundamentos de mercado saudáveis, incluindo baixos estoques de petróleo, como motivos para liberar mais petróleo.
A aceleração ocorreu depois que alguns membros da Opep+, como o Cazaquistão e o Iraque, produziram acima de suas metas, irritando outros membros que estavam aderindo aos cortes, disseram as fontes.
A produção do Cazaquistão voltou a crescer no mês passado e atingiu o maior nível de todos os tempos.
A Opep+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia, quer expandir sua participação no mercado em meio ao aumento da oferta de produtores concorrentes, como os Estados Unidos, disseram as fontes.
Com o aumento de agosto, a Opep+ terá liberado 1,918 milhão de bpd desde abril, o que deixa apenas 280 mil bpd a serem liberados desde o corte de 2,2 milhões de bpd. Além disso, a Opep+ permitiu que os Emirados Árabes Unidos aumentassem a produção em 300 mil bpd.
O grupo ainda tem em vigor outras camadas de cortes que totalizam 3,66 milhões de bpd. A próxima reunião do grupo de oito membros da Opep+ será em 3 de agosto.
Por Alex Lawler e Maha El Dahan e Olesya Astakhova e Ahmad Ghaddar