Se você não sabe onde guardou ou perdeu o seu título eleitoral, não se preocupe: você poderá votar nas eleições municipais de 2024 em 6 de outubro, para a votação em primeiro turno, e no dia 27 de outubro, se em seu domicílio eleitoral houver segundo turno.
LEIA MAIS: Como saber local de votação nas eleições 2024?
A apresentação do título eleitoral na hora da votação não é obrigatória. Para votar, você precisa ir à sua seção eleitoral e levar um documento de identificação com foto. Os seus dados eleitorais, como o número do título, já constam na sua seção. É só provar que você é você. Outra opção é baixar o e-Título no seu celular e apresentá-lo na hora de votar.
Título impresso
Você também pode baixar uma versão impressa do título de eleitor. São dois caminhos: pelo aplicativo e-Título ou no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Autoatendimento Eleitoral. Confira o passo a passo.
- Abra o e-Título e clique em “Mais opções”, no canto inferior direito da tela
- Vá até o menu “Outras opções” e clique em “Imprimir título eleitoral”
- A via para impressão estará pronta. No canto superior direito da tela, clique no ícone com uma seta para baixar, imprimir ou compartilhar o arquivo em PDF
Veja, abaixo, como imprimir o título de eleitor no portal do TSE:
- Acesse o Portal do TSE e clique em “Autoatendimento Eleitoral”, na aba “Serviços”, disponível no canto superior direito da tela
- Em seguida, clique em “Título eleitoral” e “Imprima seu título eleitoral”
- Insira os dados com seu nome ou CPF, data de nascimento e nome completo da mãe e clique em “Entrar”
- O título de eleitor aparecerá para impressão ou download.
A autenticidade do título de eleitor impresso poderá ser confirmada por meio do QR Code presente no documento ou pelo código de validação. Para verificar a autenticidade mediante o QR Code, basta acessar o aplicativo e-Título e clicar no menu superior esquerdo e, em seguida, em “Verifique um documento emitido pela Justiça Eleitoral”. Ou pelo Portal do TSE, clicando em “Serviços” e “Validar documentos”.
Local de votação
Em geral, o local da seção de votação é o mesmo de eleições passadas, mas, muita gente não se lembra, ou vai votar pela primeira vez. Por isso, aqui vão as dicas para saber onde você deverá votar.
A seção eleitoral é o local onde os eleitores vão entrar na cabine e votar para prefeito e vereador na urna eletrônica. É nela que ficam a mesa composta por seis mesários nomeados pelo juiz eleitoral e a cabine com a urna eletrônica.
Para consultar o local de votação, você tem ao menos três opções:
- Acesse este link do site do TSE e escolha a opção “onde votar”. Vai abrir uma página para você inserir o seu nome completo ou CPF, a sua data de nascimento e o nome completo de sua mãe. Ao clicar em “entrar”, o site vai dar as informações sobre o número de sua zona eleitoral, o local e o endereço.
- Consulte o Autoatendimento eleitoral – Título Net, selecionando a opção “onde votar”
- Acesse o aplicativo e-Título
Como baixar o aplicativo e-Título?
O aplicativo e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) ou App Store (iOS). De acordo com o TSE, o aplicativo está disponível somente para os títulos em situação regular ou suspensa. Siga os seguintes passos:
- Ao entrar no aplicativo, acesse o item “mais opções”.
- Em seguida, selecione “Justificativa de ausência” para fazer o pedido on-line.
- Você também pode consultar pelo app os endereços para justificar a ausência presencialmente, em “Justificativa presencial”.
Veja também
- Candidato e eleitor têm imunidade contra prisão nas eleições? Veja regras
- Se beber, não vota? Veja como consumo de álcool é regulado na eleição
- Em 2 lugares do Brasil não haverá eleição em 2024; veja motivo
- Eleições 2024: cidade do Rio tem 9 candidatos a prefeito; veja quem são
- O que acontece se um candidato morre antes das eleições?