O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (22), que o Pix Automático será disponibilizado para a população em 16 de junho do ano que vem. Antes, a previsão era de que essa modalidade seria lançada em outubro de 2024.
“Para o usuário pagador, o Pix Automático trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções”, disse a autoridade monetária, em nota.
A ideia, conforme o BC, é que uma autorização prévia concedida no dispositivo de acesso (celular ou computador) permita débitos periódicos automáticos, sem a necessidade de autenticação em cada transação.
LEIA MAIS: Pix está matando pagamentos em dinheiro, cartão de crédito será a próxima vítima?
Isso permitiria, por exemplo, programar pagamentos a escolas, faculdades, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming e portais de notícias.
“Para o usuário recebedor, o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência”, afirma o BC. “A redução de custos é esperada pois a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e utiliza a infraestrutura já criada para o funcionamento do Pix. Além disso, os procedimentos operacionais serão padronizados pela autoridade monetária, o que facilita a implantação e aumenta a competição.”
Veja também
- Google anuncia inclusão do PIX em sua carteira digital
- BC e CMN criam novas regras para permitir pagamento por aproximação pelo Pix
- A nova tacada do BC: Pix por aproximação com Google e Apple Pay
- Pix está matando pagamentos em dinheiro, cartão de crédito será a próxima vítima?
- DOC e TED serão extintos das operações bancárias