Siga nossas redes

Economia

Preços ao consumidor nos EUA sobem mais do que o esperado em março

WASHINGTON (Reuters) – Os preços ao consumidor nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em março, em meio a aumentos nos custos da gasolina e de moradia, lançando mais dúvidas sobre a possibilidade de o Federal Reserve começar a cortar a taxa de juros em junho.

O índice de preços ao consumidor aumentou 0,4% no mês passado, depois de avançar pela mesma margem em fevereiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira.

Os custos da gasolina e de moradia, que incluem aluguéis, foram responsáveis por mais da metade do aumento do índice.

Nos 12 meses até março, o índice aumentou 3,5%, também porque a baixa leitura do ano passado foi excluída do cálculo. Isso se seguiu a um aumento de 3,2% em fevereiro.

O banco central dos EUA tem uma meta de inflação de 2%. As medidas que ele acompanha para a política monetária estão consideravelmente abaixo da taxa do índice de preços ao consumidor

Economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria 0,3% no mês e 3,4% na base anual.

Embora o aumento anual dos preços ao consumidor tenha diminuído em relação ao pico de 9,1% registrado em junho de 2022, a tendência desinflacionária perdeu força nos últimos meses.

Após o crescimento de empregos mais forte do que o esperado em março, bem como a queda da taxa de desemprego de 3,9% em fevereiro para 3,8%, alguns economistas adiaram as expectativas de corte dos juros para julho. Outros ainda acreditam que o Fed fará o movimento em junho. Uma minoria vê a janela para cortes se fechando.

O chair do Fed, Jerome Powell, tem dito repetidamente que o banco central dos EUA não tem pressa em começar a reduzir os custos dos empréstimos.

Os mercados financeiros viam uma probabilidade de aproximadamente 56,0% de o Fed cortar os juros em sua reunião de política monetária de 11 e 12 de junho, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. O Fed tem mantido a taxa na faixa de 5,25% a 5,50% desde julho, após aumentos totais de 525 pontos-base desde março de 2022.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor aumentou 0,4% no mês passado, após uma alta semelhante em fevereiro e janeiro. Nos 12 meses até março, o núcleo do índice subiu 3,8%, igualando o aumento de fevereiro.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.