Siga nossas redes

Economia

10 mil consumidores preparam adesão ao mercado livre em 2024, diz Aneel

Em janeiro de 2024, mercado de energia livre alcançará todos os consumidores.

Quase 10 mil consumidores de energia elétrica já iniciaram o processo para migrar ao ambiente de contratação livre em 2024, quando as regras de adesão serão flexibilizadas para permitir uma abertura de mercado, disse o diretor da agência reguladora Aneel Ricardo Tili .

REUTERS/Pascal Rossignol

Em evento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quinta-feira (5), Tili afirmou que esses consumidores já pediram a renúncia de seus contratos com as distribuidoras de energia, uma etapa para se desvincular das exportações do mercado regulado e poder contratar energia diretamente com comercializadoras ou geradoras no próximo ano.

“Já observamos um forte movimento de migração para 2024… Esse interesse dos consumidores, aliado ao atual momento de nível de preços baixos (da energia), faz com que a demanda por migração seja tão expressiva”, afirmou o diretor da Aneel.

A ampliação do mercado livre de energia, que hoje concentra principalmente interesses e grandes empresas, ganhará impulso adicional em janeiro de 2024, quando as regras para migração alcançarem todos os consumidores de energia ligados em alta tensão.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.