Por Patricia Vilas Boas
SÃO PAULO (Reuters) – O faturamento do setor de máquinas e equipamentos manteve tendência de queda em janeiro, após fechar 2023 com declínio de 11%, mostraram dados da Abimaq, associação do setor, nesta quarta-feira.
A receita líquida total do setor em janeiro recuou 21,7% ante o mesmo mês do ano passado, a 16,4 bilhões de reais. Já a receita líquida interna registrou queda de 28,5% na mesma base de comparação, para 11,1 bilhões de reais, conforme dados da entidade.
O consumo aparente de máquinas e equipamentos no mês passado recuou 17,7% frente a um ano antes, para 22,9 bilhões de reais, com desaceleração da atividade nos diversos setores da economia e falta de competitividade da indústria local, disse a Abimaq.
O nível de utilização de capacidade instalada da indústria caiu para 71,1% no período, 4,4% abaixo do nível observado no final de 2023, de 74,4%, afirmou a entidade.
As exportações e importações do setor, por outro lado, subiram ambas 7,3% em janeiro versus o mesmo mês em 2023, para, respectivamente, 1,1 bilhão de dólares e 2,3 bilhões de dólares.
Veja também
- Caixa reduz teto de financiamento habitacional para 70% do valor do imóvel
- Vale recebe sinal verde para compra de fatia de 15% da Anglo American no complexo Minas-Rio
- Distribuidoras de energia terão de encerrar disputas judiciais com governo e pagar multas se quiserem renovar concessões
- Boeing busca US$ 35 bilhões em meio à greve que prejudica suas finanças
- Nova plataforma da Petrobras inicia produção, que pode alcançar 100 mil barris por dia