Reguladores bancários da Califórnia fecharam nesta sexta-feira (10) o SVB Financial Group, colocando o banco com foco em empresas de tecnologia em recuperação judicial e liquidando seus ativos, em um movimento rápido para proteger os correntistas e buscando conter preocupações que pressionaram bancos. É a maior quebra bancária nos EUA desde a crise financeira de 2008.
O regulador nomeou a Federal Deposit Insurance Corporation como o administrador da recuperação, de acordo com um comunicado.
As ações do SVB tiveram as negociações suspensas nesta sexta-feira após caírem até 66% nas negociações pré-mercado.
O SVB, que atua como Silicon Valley Bank, não estava imediatamente disponível para comentar.
Mais cedo, o SVB disse que estava tendo uma série de conversas que ainda para definir os próximos passos da empresa, segundo memorando aos funcionários na manhã de sexta-feira visto pela Reuters.
“Solicitamos que todos os funcionários trabalhem em casa hoje e até novo aviso, exceto funcionários essenciais e filiais. Mais informações serão comunicadas assim que estiverem disponíveis.”
A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse aos parlamentares no Capitólio nesta sexta-feira que o departamento estava ciente dos desenvolvimentos recentes e estava monitorando a situação, chamando de “uma questão preocupante” quando os bancos sofrem perdas, segundo a CNBC.
Os reguladores norte-americanos foram vistos chegando aos escritórios do banco na Califórnia nesta sexta-feira, informou a Bloomberg News.
Casa Branca
A Casa Branca disse nesta sexta-feira que tem confiança nos reguladores financeiros dos Estados Unidos, quando questionada sobre a falência do SVB Financial Group.
Cecilia Rouse, que preside o Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, expressou confiança nos reguladores quando questionada sobre a instituição, que foi fechada nesta sexta-feira por um regulador bancário da Califórnia.
Rouse disse que o sistema bancário norte-americano está fundamentalmente mais forte do que durante a crise financeira de 2008.
Também nesta sexta, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, reuniu-se com funcionários do Federal Reserve, da Federal Deposit Insurance Corporation e do Escritório do Controlador da Moeda, para discutir o caso do SVB, que atua como Silicon Valley Bank, de acordo com um comunicado do Tesouro.
“A secretária Yellen expressou total confiança nos reguladores bancários para tomar as ações apropriadas em resposta e observou que o sistema bancário permanece resiliente e os reguladores têm ferramentas eficazes para lidar com esse tipo de evento”, informou o órgão.
Quando questionada sobre a situação do SVB durante seu depoimento perante o Comitê de Formas e Meios da Câmara dos Deputados dos EUA nesta sexta-feira, Yellen disse que “há desdobramentos recentes que preocupam alguns bancos que estou monitorando com muito cuidado. E quando os bancos sofrem perdas financeiras, deve ser, e é, um motivo de preocupação.”
Veja também
- HSBC faz maior reestruturação global em uma década
- HSBC nomeia Pam Kaur como CFO, a primeira mulher a ocupar o cargo
- Caixa puxa a fila – e crédito para comprar imóvel fica cada vez mais difícil para a classe média
- BTG adquire gestora de fortuna americana Greytown
- BTG apresenta oferta de aquisição das ações do Banco Nacional