Siga nossas redes

Economia

Rússia inicia nova fase de operações na Ucrânia, diz chanceler

O presidente da Ucrânia afirmou que os russos lançaram novos ataques, iniciando a segunda fase da guerra.

Bombeiro combate incêndio após ataque russo em Kharkiv 18/04/2022 REUTERS/Alkis Konstantinidis

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira (19) que a Rússia está iniciando uma nova etapa do que ele chama de sua “operação militar especial” na Ucrânia, que ele previu que seria um desdobramento significativo.

“Outra etapa desta operação (no leste da Ucrânia) está começando e estou certo de que este será um momento muito importante de toda esta operação especial”, disse Lavrov em uma entrevista com o canal de TV India Today.

‘Segunda fase da guerra’

Tanques ucranianos na região de Donetsk 18/04/2022 REUTERS/Serhii Nuzhnenko

Forças russas tentaram avançar pelas defesas ucranianas ao longo de quase toda a linha de frente no leste da Ucrânia nesta terça, lançando o que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, chamou de “Batalha de Donbas” – a segunda fase da guerra.

Uma “parte muito grande de todo o Exército russo está agora focada nesta ofensiva”, disse Zelenskiy em um discurso em vídeo durante a noite. “Não importa quantas tropas russas eles enviem para lá, nós vamos lutar. Vamos nos defender.”

O chefe de gabinete de Zelenskiy, Andriy Yermak, garantiu aos ucranianos que suas forças podem conter a ofensiva. “Acreditem em nosso Exército, ele é muito forte”, disse.

Enquanto isso, na cidade sitiada e devastada de Mariupol, a Rússia deu aos últimos defensores ucranianos escondidos em uma gigante siderúrgica um ultimato para se renderem. “Todos os que depuserem as armas têm a garantia de permanecerem vivos”, afirmou o Ministério da Defesa russo.

Separatistas apoiados pela Rússia disseram que as forças pró-Moscou estavam se preparando para invadir a fábrica de Azovstal, que se acredita ser a última base de tropas ucranianas que sobreviveram ao cerco mais longo e brutal da guerra.

Afastada pelas forças ucranianas em março de um ataque a Kiev, no norte, a Rússia enviou tropas para o leste para se reagrupar para uma ofensiva terrestre em duas províncias conhecidas como Donbas. Também vem lançando ataques de longa distância em outros alvos, incluindo a capital.

A mídia ucraniana relatou explosões, algumas poderosas, ao longo da linha de frente na região de Donetsk, com bombardeios ocorrendo em Marinka, Sloviansk e Kramatorsk.

Explosões também foram ouvidas em Kharkiv, no nordeste, Mykolaiv, no sul, e Zaporizhzhia, no sudeste, enquanto sirenes de ataques aéreos também soavam nos principais centros próximos à linha de frente, disseram autoridades e a mídia.

O governador da província russa de Belgorod disse que as forças ucranianas atacaram um vilarejo fronteiriço ferindo um morador.

A principal autoridade de segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov, afirmou que as forças russas tentaram romper as defesas ucranianas “ao longo de quase toda a linha de frente das regiões de Donetsk, Luhansk e Kharkiv”.

Donbas, produtora de carvão e aço, tem sido o foco da campanha da Rússia para desestabilizar a Ucrânia desde 2014, quando o governo russo usou representantes para estabelecer “Repúblicas populares” separatistas em Luhansk e Donetsk.

16/04/2022 REUTERS/Serhii Nuzhnenko

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.