O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (23) que recomenda uma tarifa direta de 50% sobre produtos da União Europeia a partir de 1º de junho, afirmando que a UE tem sido difícil de lidar em termos comerciais.

“A União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio, tem sido muito difícil de lidar na questão das tarifas”, disse Trump no Truth Social. “Nossas discussões com eles não estão levando a lugar algum.”

Barreiras comerciais

Ainda sobre as tarifas, Trump ressaltou ainda as “poderosas barreiras comerciais”, os impostos sobre valor agregado (VAT), as “penalidades corporativas ridículas”, além de manipulações monetárias e processos judiciais “injustos e injustificados” contra empresas norte-americanas.

O presidente destacou que essas práticas “resultaram em déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 bilhões por ano – o que é inaceitável”.

Se concretizada, a tarifa de 50% para a UE vai acirrar as tensões entre Washington e Bruxelas (sede da UE). Assim, não só a indústria e o comércio global serão impactados. Os especialistas apontam também para os impactos diplomáticos entre os dois lados.