Siga nossas redes

Economia

Tecnologia atenua danos causados pelo terremoto em Taiwan

O terremoto de 7,4 de magnitude atingiu a costa leste de Taiwan

A expertise tecnológica que transformou Taiwan em uma potência de semicondutores parece ter minimizado os danos e o número de vítimas causados pior terremoto em um quarto de século, de acordo com um acadêmico que trabalhou na resposta da ilha a desastres do tipo.

O terremoto mediu 7,4 de magnitude e atingiu a costa leste de Taiwan na quarta-feira (3) de manhã, matando pelo menos sete pessoas e ferindo mais de 800. O tremor afetou dezenas de prédios no Condado de Hualien e abalou edifícios em Taipei. O número de vítimas ainda pode aumentar — várias mortes foram relatadas até a tarde de quarta-feira. Em 2016, um terremoto mais leve atingiu a ilha e matou mais de 100 pessoas, enquanto mais de 2.400 morreram em um terremoto ocorrido em 1999.

Códigos de construção revisados após o desastre de 1999 e tecnologia melhor ajudaram a mitigar as vítimas durante o terremoto de quarta-feira, que ainda pode ter grandes implicações para a cadeia de suprimentos global de tecnologia.

Wu Yih-min, professor de geociências da Universidade Nacional de Taiwan e chefe de equipe do Centro Nacional de Ciência e Tecnologia para Redução de Desastres, disse que nos últimos três a cinco anos um sistema de resposta a desastres desenvolvido pela agência tornou-se mais sofisticado, atendendo a uma necessidade crucial em uma das partes mais ativas do mundo em termos sísmicos.

“Taiwan continua a desenvolver essas tecnologias, e temos vantagens”, disse Wu, acrescentando que seria mais difícil para regiões sem uma indústria tecnológica forte.

Wu disse que o sistema de resposta a desastres da ilha escaneia palavras-chave e fotos postadas online, permitindo que o governo mobilize recursos rapidamente.

Também pode detectar sinais de movimentação em áreas afetadas para rastrear o fluxo de pessoas, enquanto coleta capturas de tela de câmeras de vigilância em toda Taiwan para avaliar danos.

Essa habilidade tecnológica fez da ilha um jogador-chave no mercado global de laptops, placas-mãe e dispositivos de rede. Fabricantes de chips cruciais como a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) e a United Microelectronics Corp. interromperam operações em algumas fábricas e evacuaram parte do pessoal.

Esses fabricantes de chips frequentemente lidam com atividades sísmicas ou tufões, e a TSMC disse que as evacuações seguiram os procedimentos.

Quando as fábricas dos parques científicos de Taiwan foram construídas, as empresas consideraram a atividade sísmica em seus planos e adotaram procedimentos padrão para respostas de emergência, disse em comunicado Lin Minn-tsong, vice-ministro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de Taiwan.

Da mesma forma, embora mais de 300.000 residências tenham ficado sem energia após o terremoto, a companhia elétrica da ilha disse ter restaurado a eletricidade para mais de dois terços em menos de duas horas. Apenas 3.478 residências ainda estavam lidando com falta de energia até o meio da tarde de quarta-feira.

O terremoto aconteceu às 7h58 da manhã, horário de Taipei. Logo na sequência, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, anunciou a formação de escritório de resposta de emergência e disse que o exército fornecerá apoio às áreas atingidas.

As ligações rodoviárias e ferroviárias para e ao redor de Hualien foram severamente danificadas, com os trabalhadores continuando a tentar resgatar residentes que ficaram presos. O terremoto ocorreu pouco antes do início de um feriado de quatro dias em Taiwan, observando o Qingming. Normalmente, dezenas de milhares de pessoas viajam para suas cidades natais durante o período.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.