O futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (09) que quem teme que ele promova uma agenda fiscal irresponsável precisa olhar para a sua história, e lembrou que foi o primeiro prefeito a conseguir a nota de grau de investimento, quando estava à frente da prefeitura de São Paulo.
“Para quem teme um ministro gastador, olha o investment grade da prefeitura de São Paulo”, disse Haddad a jornalistas após ter seu nome confirmado publicamente para a Fazenda em anúncio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Se você não olhar para a trajetória da pessoa, você vai cair em fake news. Para que mais fake news?”
Haddad garantiu que o novo arcabouço fiscal do país, que substituirá a regra atual do teto de gastos, será definido no ano que vem. Outras prioridades para 2023 serão a reforma tributária e a retomada de acordos internacionais, sobretudo com a União Europeia.
O futuro ministro afirmou, ainda, já ter sondado “muita gente” para compor sua equipe, sem ter feito ainda convites formais, e que o objetivo é montar um grupo plural e que trabalhe de forma coesa com o Ministério do Planejamento.
Veja também
- Perspectiva de reunião de Haddad com Lula em Brasília arrefece alta do dólar
- Com fiscal sob pressão, Haddad cancela viagem à Europa a pedido de Lula
- Dólar fecha no maior valor em mais de 3 anos com incertezas sobre corte de gastos do governo
- Equipe econômica vê alta do PIB de 2024 se aproximar de 3% e cita incerteza e risco inflacionário
- Após indicação de Galípolo para presidência do BC, dúvida é nome para diretor de Política Monetária