SÃO PAULO (Reuters) -A montadora japonesa Toyota anunciou oficialmente nesta terça-feira investimentos de 11 bilhões de reais no Brasil até 2030, em aporte que ocorrerá em duas fases e incluirá a produção de um novo veículo projetado especialmente para os consumidores brasileiros.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, já havia adiantado no domingo que a Toyota anunciaria investimentos desse porte no país, mas sem dar mais detalhes.
O presidente-executivo da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, disse à Reuters que este é o primeiro plano de investimento nestes moldes que a montadora anuncia no país, já que, até então, a companhia vinha divulgando os aportes por projeto.
Do montante total de 11 bilhões de reais, 5 bilhões serão investidos até 2026, e os demais 6 bilhões de reais, que a Toyota ainda não decidiu como usar, até 2030.
A Toyota é a mais recente montadora global a anunciar novos investimentos no Brasil este ano, após empresas como Volkswagen, General Motors e Hyundai Motor.
O plano de investimento da empresa, que possui três fábricas no país, todas localizadas no Estado de São Paulo, também inclui a expansão de seus parques fabris nas cidades de Porto Feliz, que começarão a produzir motores com sistema híbrido a partir de 2025, e Sorocaba, que produzirão baterias a partir de 2026.
No entanto, todas as operações de sua unidade em Indaiatuba serão transferidas para Sorocaba de forma gradual, entre 2025 e 2026. Maggio disse que os trabalhadores poderão optar por migrar junto às operações — as cidades estão a cerca de uma hora de distância de carro uma da outra.
A empresa não informou em quanto aumentará sua capacidade de produção no país com os investimentos.
A Toyota estima gerar 2 mil empregos diretos até 2030, e, considerando indiretos, cerca de 10 mil.
No mês passado, a Volkswagen anunciou um investimento de 9 bilhões de reais no Brasil entre 2026 e 2028, que se somará a aportes de 7 bilhões de reais já previstos para entre 2022 e 2026 no país.
A Hyundai Motor também disse que planeja investir mais de 1,1 bilhão de dólares no Brasil até 2032 e a General Motors disse que vai investir 7 bilhões de reais no país até 2028.
(Reportagem de André Romani e Patrícia Vilas BoasEdição de Pedro Fonseca)
Veja também
- Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, se desfaz de mais ações do Bank of America
- Petrobras e Ternium assinam contrato para fornecimento de gás no mercado livre
- Airbnb impulsiona criação de empresas especializadas em curta estadia no Rio
- Moody’s eleva Petrobras, Vale, Gerdau e Ambev após upgrade do Brasil
- Iguatemi, Multiplan e Allos vão investir mais de R$ 400 milhões em shoppings no Centro-Oeste