A montadora Toyota informou na véspera que irá transferir sua operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, no interior do Estado de São Paulo, onde a companhia já atua. Segundo a empresa, a mudança será feita de forma gradual, a partir de dezembro de 2022, com conclusão prevista para novembro de 2023.
“A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País”, explicou a companhia em nota.
Em comunicado, a montadora disse que o “movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista”.
Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
“A Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores. Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio com a chegada do Corolla Cross, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã”, disse.