Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em algum momento, depois que ele ameaçou impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras.

Trump falou a repórteres ao deixar a Casa Branca para visitar o Estado do Texas, devastado pelas enchentes.

Na tarde de ontem, quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à TV Record que seu governo irá adotar as mesmas tarifas comerciais sobre os Estados Unidos que o presidente dos EUA, Donald Trump, impuser sobre o Brasil.

“Se ele cobrar 50% da gente, a gente vai cobrar 50% dele“, disse Lula, segundo trecho da entrevista publicado pelo portal R7, da Record. A íntegra da entrevista está programada para ser veiculada nesta noite.

Na véspera, em carta a Lula publicada em sua rede social, Trump disse que os EUA adotarão tarifa comercial de 50% sobre as importações de todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, citando decisões judiciais brasileiras que considera injustas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e contra gigantes de tecnologia sediadas nos Estados Unidos.

Na entrevista, Lula disse ainda que o Brasil pode recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas de Trump.

“Temos vários caminhos. Podemos recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), propor investigações internacionais, cobrar explicações. Mas o principal é a Lei da Reciprocidade, aprovada no Congresso”, afirmou Lula.