Logo após o anúncio oficial da venda do Twitter (TWTR34) para o bilionário Elon Musk nesta segunda-feira (25), a rede social, recém-adquirida pelo homem mais rico do mundo em um acordo de mais de US$ 43 bilhões, ficou repleta de mensagens irônicas e especulações sobre as possíveis consequências da aquisição e mudanças na política da plataforma, como a recuperação de contas suspensas.
Confira abaixo a reação dos usuários do Twitter ao negócio anunciado mais cedo:
A questão de qual conta banida restabelecer era um ponto óbvio para os usuários do Twitter começarem a fazer especulações. “Qual conta proibida você quer que seja restaurada assim que Elon Musk tiver o controle?”, postou o colunista político Benny Johnson nesta tarde.
Muitas mensagens referiam-se ao suposto retorno do ex-presidente americano Donald Trump à plataforma, após ter sido banido por violar as regras da rede social. “Muitas das respostas à consulta pedem a reintegração do ex-presidente Donald Trump à plataforma, mas a Fox News informou que a pessoa banida de mais alto perfil não retornará ao Twitter”, escreveu Johnson em outra mensagem.
Nem todos concordam que Trump deve ser autorizado a voltar. Kyle Griffin, produtor executivo da MSNBC, tuitou: “Declaração da NAACP: ‘Sr. Musk: a liberdade de expressão é maravilhosa, o discurso de ódio é inaceitável. Desinformação, desinformação e discurso de ódio NÃO TEM LUGAR no Twitter. Não permita que 45 retornem à plataforma. Não permita que o Twitter se torne uma placa de Petri para discurso de ódio.”‘.
Há também o chamado para restabelecer o The Babylon Bee, site de sátira que Musk retweetou em muitas ocasiões. Ele entrou em contato com a empresa depois que ela foi banida, e foi durante essa conversa que ele pensou que talvez precisasse comprar o Twitter.
Muitas das outras respostas listam figuras controversas que foram expulsas da plataforma, como Milo Yiannopoulos e Laura Loomer.
Alguns usuários anteciparam um êxodo da equipe do Twitter, como Emily Freeman, chefe de engajamento da comunidade da Amazon Web Services. ” Se alguém do Twitter quiser uma nova função… estamos contratando”, escreveu ela.
Marc Andreessen, investidor e co-autor do primeiro navegador amplamente utilizado na internet, tem se divertido com os memes desde o momento em que a oferta foi feita.
Usuários brasileiros comentaram com humor a reação à compra da rede social:
Até o perfil da influenciadora de finanças pessoais para pessoas de baixa renda, Nath Finanças, entrou na brincadeira:
*Com agência Bloomberg e Twitter
Veja também
- Como o homem mais rico do mundo comprou o Twitter? Veja a linha do tempo