Siga nossas redes

Economia

Vendas no varejo físico no Natal têm pior desempenho desde 2003, diz Serasa

Surgimento de uma segunda onda de contaminação de covid-19 afugentou o consumidor das lojas.

Varejo

As vendas no varejo físico brasileiro na semana do Natal de 2020 tiveram queda de 10,3% na comparação com o mesmo período de 2019, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, registrando o pior desempenho da série histórica, iniciada em 2003.

O resultado considera o período do dia 18 ao dia 24 de dezembro e é calculado com base em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian.

Na análise do fim de semana, entre 18 e 20 de dezembro, a queda foi de 5,6% frente aos dias 20 a 22 do mesmo mês de 2019. Em São Paulo, a redução nas vendas foi menos significativa do que a média do país. Houve recuo de 7,8% na semana da data comemorativa e de 1,0% no fim de semana.

Em nota, os especialistas da Serasa Experian afirmam que o surgimento de uma segunda onda de contaminação de covid-19 afugentou o consumidor das lojas.

Além disso, dizem, parte das vendas de Natal foi antecipada na Black Friday, período em que o movimento do varejo físico mostrou alta de 6,1%.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.