Siga nossas redes

Economia

Vendas pendentes de moradias nos EUA registram maior aumento em mais de 3 anos

Publicado

em

por

Tempo médio de leitura: 2 minutos

Por Amina Niasse

NOVA YORK (Reuters) – As vendas pendentes de moradias nos Estados Unidos aumentaram em dezembro no ritmo mais rápido desde junho de 2020, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira, indicando que os compradores em potencial podem estar sendo atraídos pela estabilização das taxas de hipoteca.

O índice da Associação Nacional de Corretores de Imóveis subiu 8,3%, para 77,3, recuperando-se de uma mínima recorde revisada para baixo de 71,4 em novembro. Uma pesquisa da Reuters mostrou que os economistas esperavam um aumento de 1,5%.

Em uma base anual, as vendas pendentes de residências aumentaram 1,3%.

“O mercado imobiliário está tendo um bom começo este ano, já que os consumidores se beneficiam da queda das taxas de hipoteca e dos preços estáveis das casas”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da Associação. “Os acréscimos de empregos e o crescimento da renda ajudarão ainda mais na acessibilidade das moradias, mas o aumento da oferta será essencial para satisfazer toda a demanda potencial.”

O índice caiu para mínimas históricos no ano passado, pois as taxas hipotecárias mais altas desencorajaram os proprietários de imóveis a vender, limitando o estoque e o tráfego de compradores.

As taxas hipotecárias se aproximaram de 8% em outubro, uma máxima de duas décadas, mas diminuíram depois que o Federal Reserve deixou sua taxa de referência inalterada desde julho. Na semana encerrada em 25 de janeiro, as taxas hipotecárias subiram para 6,69%, mas permaneceram estabilizadas na faixa de meados de 6%, de acordo com a Freddie Mac.

As vendas pendentes tiveram o maior aumento nas regiões Oeste e Sul, de 14% e 11,9%, respectivamente. O Nordeste sofreu o único declínio, com as vendas pendentes de casas caindo 3% em uma base mensal.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.