Por Marie Mannes
ESTOCOLMO (Reuters) – A fabricante sueca de caminhões Volvo divulgou nesta sexta-feira alta maior do que a esperada no lucro do quarto trimestre, mas a montadora registrou queda na entrada de pedidos diante de uma demanda mais fraca.
O setor e os investidores se preparam para um 2024 mais difícil para o mercado de caminhões, com analistas sinalizando uma desaceleração na demanda na Europa diante de volumes de transporte caindo de níveis historicamente altos.
A Volvo reduziu previsões para o mercado europeu total de caminhões pesados este ano, prevendo vendas de 280 mil caminhões para a região, em vez de 290 mil estimados anteriormente. Mas a empresa manteve estimativa de 290 mil para o mercado de caminhões pesados da América do Norte.
A montadora também aumentou previsão para o mercado de caminhões médios e pesados da China para 800 mil unidades, em vez das 700 mil projetadas anteriormente.
A entrada de pedidos de caminhões Volvo no trimestre caiu 9%, para 49.347 caminhões.
O presidente-executivo da Volvo, Martin Lundstedt, disse que a demanda estava “normalizando” em vários mercados e segmentos.
O lucro operacional ajustado da Volvo foi de 18,4 bilhões de coroas suecas (1,76 bilhão de dólares), acima dos 17,2 bilhões de coroas previstas por analistas segundo dados da LSEG.
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