Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) – A XP Inc. encerrou 2023 com 1,1 trilhão de reais em ativos de clientes, alta de 19% frente ao ano anterior e de 4% em relação ao final de setembro, conforme dados divulgados pela plataforma de investimentos nesta sexta-feira.
O desempenho ano a ano foi puxado por um fluxo positivo líquido de 105 bilhões de reais e 72 bilhões de reais em ganhos de mercado.
No quarto trimestre, a XP apurou entrada líquida de 19 bilhões de reais, queda de 40% ano a ano e de 61% no trimestre. Desse montante, 12 bilhões de reais vieram de clientes do varejo e 7 bilhões de reais de clientes corporativos.
A base de clientes ativos nos últimos três meses do ano passado alcançou 4,5 milhões, com aumento de 17% ano a ano e de 3% no trimestre.
Em cartões, a companhia reportou um volume total de pagamentos (TPV total) de 11,8 bilhões de reais no quarto trimestre, expansão de 44% ano a ano e de 10% em relação aos três meses anteriores, com 1,2 milhão de cartões ativos.
Ao final de dezembro, a XP também mostrava 1,4 milhão de contas digitais ativas, das quais 90 mil são contas primárias.
O portfólio total de crédito somou 21 bilhões de reais no último dia de 2023, representando uma elevação de 23% frente ao mesmo período de 2022 e um acréscimo de 6% na comparação trimestral.
O prazo médio da carteira de financiamentos era de 2,6 anos, com uma taxa inadimplência considerando mais de 90 dias de atraso de 0,3%.
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