Por Andrea Shalal
DETROIT (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira que os dados recentes sobre a inflação ao consumidor foram “um pouco mais altos” do que o esperado, mas que os participantes do mercado devem se concentrar em declínios de longo prazo nas tendências da inflação e na economia forte e nos salários em alta.
“Acho que é um erro tremendo se concentrar em pequenas flutuações e não enxergar as tendências maiores e de longo prazo. E a tendência aqui é que a inflação está caindo de forma decisiva”, disse Yellen ao Detroit Economic Club.
O Departamento do Trabalho dos EUA informou na terça-feira que o índice de preços ao consumidor subiu 0,3% em janeiro, mais do que a alta de 0,2% esperada pelos economistas em uma pesquisa da Reuters, o que provocou uma queda nos preços das ações, com Wall Street especulando sobre uma espera potencialmente mais longa para que o Federal Reserve comece a cortar a taxa de juros.
Yellen disse que o salto da inflação após a pandemia da Covid-19 desacelerou quase até níveis consistentes com a meta de inflação anual de 2% do banco central dos EUA.
Ela disse que o preço da gasolina caiu 1,90 dólar por galão, desde a sua marca mais alta em 2022, logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, para menos de 3 dólares por galão, enquanto os preços de outros bens importantes também caíram, apesar dos custos de habitação mais elevados.
“Os preços dos ovos voltaram a ficar bem próximos dos níveis anteriores à pandemia, os preços dos carros novos e usados e os preços dos caminhões também caíram, os televisores — portanto, alguns preços estão caindo”, afirmou ela.
Yellen disse que o relatório do índice de preços ao consumidor de terça-feira mostrou que os salários médios por hora aumentaram 1,3% no último ano, com uma alta de 1,6% para alguns trabalhadores, como operários.
Ela repetiu que pesquisa do Tesouro dos EUA mostrou que os trabalhadores que ganham o salário médio dos EUA podem pagar a mesma cesta de bens e serviços de 2019, mas com uma economia de 1.400 dólares.
Veja também
- CBA vende participação na Alunorte para a Glencore por R$ 236,8 milhões
- BRF compra fábrica e passa a ser a primeira empresa de proteínas a produzir na China
- Argentina anuncia licitação para privatizar hidrovia Paraguai-Paraná
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Enel prepara plano de investimentos para buscar renovação de suas concessões no Brasil