Siga nossas redes

Finanças

A crise de caixa das techs faz com que os credores se tornem ‘violentos’

Credores se voltam uns contra os outros numa tentativa de ficar na frente na fila dos pagamentos

A ascensão implacável das Sete Magníficas faz com que seja fácil esquecer que muitas empresas de tecnologia não são lucrativas e enfrentam dificuldades com o peso de suas dívidas. Agora, os credores nesse segmento se voltam uns contra os outros numa tentativa de serem reembolsados.

Alvaria Inc., GoTo Group Inc. e Rackspace Technology Inc. estão entre uma série de empresas de tecnologia em dificuldades que concordaram com acordos de reestruturação que fornecem a credores selecionados melhores condições do que em outros casos, um processo às vezes considerado uma forma de `violência de credor contra credor’.

Faz parte de uma tendência mais ampla de empresas altamente endividadas tentar gerir seus passivos tirando partido de acordos relativamente frouxos com investidores em dívida – conhecidos como “covenants” – que lhes podem permitir transferir ativos para fora do alcance dos credores. Normalmente, as empresas ameaçam fazê-lo porque os custos mais elevados dos empréstimos, combinados com a alavancagem excessiva, deixaram algumas com balanços impossíveis de refinanciar, disse Jason Mudrick, fundador do investidor de crédito em dificuldades Mudrick Capital.

“Esses dois fenômenos, juntamente com a natureza leviana dos empréstimos alavancados hoje, têm sido os principais impulsionadores da agressividade entre credores que estamos assistindo”, disse ele.

Queda dos preços dos empréstimos

As empresas de software e serviços estão no centro das atenções depois de emitirem quase US$ 30 bilhões em dívidas classificadas como “distressed” (ativos podres), de acordo com dados compilados pela Bloomberg, a maior emissão em qualquer setor, com exceção do imobiliário. A última briga no setor gira em torno do ConvergeOne, apoiado pela CVC Capital Partners, depois que o provedor de computação em nuvem entrou com pedido de proteção do Capítulo 11.

Os credores, incluindo a Silver Point Capital e a própria CVC, chegaram a um acordo com a empresa que reduziria a sua pilha de dívidas em mais de 80% e asseguraria novos financiamentos. Os gestores financeiros deixados de fora do negócio reclamaram e contrataram advogados para explorar suas opções.

A agressividade de credor contra credor evoluiu desde 2016, quando a varejista em dificuldades J. Crew mudou a sua marca e outras propriedades intelectuais para uma chamada subsidiária irrestrita e contraiu um empréstimo de US$ 300 milhões. Os credores que ficaram com o empréstimo antigo viram seu valor despencar.

Uma manobra cada vez mais popular hoje em dia, conhecida como aumento não proporcional, consiste em as empresas fecharem um acordo com um pequeno grupo de credores que fornecem dinheiro novo ao mutuário, empurrando outros para trás na fila para serem reembolsados. Em troca, muitas vezes participam de uma troca de obrigações na qual recebem um preço de swap melhor do que outros credores.

O elevado número de transações de gestão de passivos mostra recentemente que os acordos podem obter apoio generalizado dos credores, desde que o spread entre os dois grupos seja razoável, disse Scott Greenberg, presidente global do grupo de reestruturação e reorganização empresarial da firma de advogados Gibson Dunn & Crutcher.

Ainda assim, alguns participantes no mercado questionam se as bolsas conseguem realmente permitir que as empresas evitem a falência. A percentagem de empresas que deixaram de honrar suas dívidas mais de uma vez atingiu o segundo nível mais elevado desde 2008 no ano passado, de acordo com um relatório divulgado esta semana pela S&P Global Ratings.

“Os emissores que já deixaram de honrar suas dívidas anteriormente são suscetíveis a outros episódios de inadimplência em tempos de condições macroeconômicas mais difíceis e de condições de financiamento mais restritivas”, disse Nicole Serino, diretora de pesquisa de crédito e insights da empresa de classificação, que falava de forma geral.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.