A B3 testou no mês passado uma plataforma que usa tecnologia blockchain para facilitar levantamento de recursos por startups e está avaliando se oferecerá o serviço a empresas.
A Ribon, plataforma de doação online, levantou 100 mil dólares no teste do software desenvolvido pela fintech britânica Globalcap. Os testes foram feitos a partir de uma parceria entre a B3 e a Redpoint eventures, que tem a Ribon entre as empresas do seu portfólio.
Tarcísio Morelli, diretor da B3, diz que a bolsa quer se aproximar do ecossistema de startups e venture capital no Brasil, e está considerando a possibilidade de oferecer o serviço de rodadas de financiamento utilizando a plataforma eletrônica.
A plataforma facilita a apresentação de documentos aos investidores e as propostas de investimento e o uso da tecnologia blockchain é bastante seguro para o registro dos investimentos, diz Morelli.
Startups latino-americanas receberam no ano passado 4 bilhões de dólares de investimentos de fundos de venture capital, e mais da metade, 2,3 bilhões de dólares, foi investir em startups brasileiras, segundo dados da associação do setor, Lavca. O México recebeu 831 milhões de dólares.