O banco central de Taiwan ainda está trabalhando em sua moeda digital e, embora não esteja claro quando poderá ser lançada ao público, a autoridade monetária pretende levar o plano adiante, disse o presidente da autoridade monetária Yang Chin-long nesta quarta-feira (29).
O banco central de Taiwan vem trabalhando há dois anos em um piloto para uma moeda digital administrada pelo governo, com o objetivo de que as pessoas usem uma carteira digital e façam pagamentos sem usar cartão de débito ou crédito.
Falando em um fórum, Yang disse que o BC está simulando o uso da moeda digital em um ambiente fechado.
O banco central de Taiwan enfrenta três tarefas principais a seguir, acrescentou: comunicar-se com o público e conquistar seu apoio, garantir a estabilidade do sistema e construir a estrutura legal para as operações da moeda.
“Isso levará muito tempo, pelo menos dois anos, e então teremos que avaliar novamente.”
Como este é um projeto enorme, é incerto que mesmo em dois anos a plataforma possa ser concluída, disse Yang. Os taiuaneses também estão acostumados a usar dinheiro, acrescentou.
“Ainda temos que avançar. Afinal, a maioria dos jovens no futuro usará telefones celulares, então temos que pensar na próxima geração.”
Dez países já lançaram moedas digitais de bancos centrais e outros 105 países estão explorando a opção, segundo o Atlantic Council.
O presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos, Jerome Powell, disse no início deste mês que o desenvolvimento de uma versão digital oficial do dólar poderia ajudar a proteger seu domínio global à medida que outros países emitem suas próprias moedas eletrônicas.
Veja também
- Haddad cita excessos nas bets e diz que governo está atento
- ‘Eu não sou o Satoshi Nakamoto’, diz homem que a HBO sugere ter criado o Bitcoin
- A geração Z vai mudar o mundo. E isso é um mau presságio para a poupança
- Remessa de recursos para comprar cripto atinge recorde de R$ 10 bilhões
- Alerta no BC: remessas de criptos e bets já superam gasto de brasileiro no exterior