O Banco do Brasil (BBSA3) comunicou na noite desta quinta-feira (19) que o seu conselho de administração aprovou payout (distribuição de lucros) de 40% para o exercício de 2023, via juros sobre o capital próprio (JCP) ou dividendos.
Segundo a instituição, o valor do payout definido considerou “os balizadores constantes na política, em especial, o resultado do Banco, sua condição financeira, a necessidade de caixa, o Plano de Capital e suas metas e respectivas projeções, a Declaração de Apetite e Tolerância a Riscos, perspectivas dos mercados de atuação presentes e potenciais, oportunidades de investimento existentes e a manutenção e expansão da capacidade operacional”.
O BB remunerará os acionistas em oito fluxos. Quatro pagamentos realizados ao longo dos próximos trimestres deste ano, de forma antecipada, com a primeira prevista para o dia 31 de março.
Há ainda outros quatro pagamentos complementares, efetivados após o encerramento dos trimestres, com a primeira para junho de 2023. Confira quadro abaixo:
Novos nomes no banco
O BB comunicou ainda que Ana Cristina Rosa Garcia foi indicada para ocupar o cargo de vice-presidente corporativo e Francisco Augusto Lassalvia foi indicado para ocupar o cargo de vice-presidente de Negócios de Atacado.
As indicações estão em processo de aprovação nas instâncias competentes de
governança com vistas à eleição pelo Conselho de Administração.
Os vice-presidentes que atualmente ocupam as respectivas posições continuam
exercendo suas funções regularmente até a investidura dos indicados, informou o banco.
Na véspera, a companhia anunciou a indicação de outras três vice-presidências.
Ana Cristina Garcia
Ana Cristina Rosa Garcia foi funcionária de carreira do Banco do Brasil por 27 anos,
tendo se aposentado em 2021. É graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
De 2019 a 2021 foi Diretora de Administração e Finanças da Cassi. No BB, de 2012 a
2019, atuou como Gerente Executiva na Diretoria de Gestão de Pessoas nas áreas de
Ascensão Profissional, Ética, Disciplina e Ouvidoria, tendo sido coordenadora do Programa Próequidade de gênero por 5 anos e participado de diversas ações e discussões sobre o tema no Brasil e no Exterior. O trabalho realizado de Pró-equidade de gênero e raça foi premiado no Brasil e reconhecido pela ONU Mulheres.
Francisco Augusto
Francisco Augusto Lassalvia é funcionário de carreira do Banco do Brasil há 24 anos. É graduado em Ciências Econômicas, possui MBA em Finanças pelo Ibmec e Pós-graduação pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos do BB. Desde 2020 é Diretor de Corporate & Investment Bank e Diretor-Gerente do BB-Banco de Investimento S.A.
No BB também atuou como Diretor de Mercado Financeiro e de Capitais, Gerente Geral da Unidade Private Bank, Gerente Executivo na Diretoria de Distribuição Sudeste e Superintendente de Varejo em São Paulo. É membro do Conselho de Administração do UBS BB e do Banco Patagonia, membro do Conselho Fiscal da Brasilprev e membro do Conselho Consultivo da Previ e da BB Securities LLC.
As indicações estão em processo de aprovação nas instâncias competentes de
governança com vistas à eleição pelo Conselho de Administração.
Veja também
- Não existe crise no agronegócio, diz presidente do BB
- A rotatividade no topo das empresas brasileiras é alta. Os headhunters tentam mudar isso
- Ação em foco: as oportunidades e riscos do Banco do Brasil (BBAS3)
- Gosta de dividendos? Balanços indicam boa safra de proventos em 2024
- Leilão da Cielo para fechar capital movimenta R$4,3 bi, diz B3