O presidente da BlackRock, Robert Kapito, disse que as ações globais devem se beneficiar da posição de caixa elevada dos investidores, com a alocação destes recursos em renda variável.
Há quase US$ 9 trilhões em fundos de alta liquidez do mercado monetário, equivalentes a dinheiro em caixa, e mais ou menos o mesmo volume em aplicações semelhantes nos bancos, disse Kapito, em um simpósio na Austrália nesta terça-feira.
Essa pilha de dinheiro deverá ser uma “força muito grande” no mercado acionário, que encolheu quando os investidores passaram a investir mais em ativos privados, disse ele. “Isso será algo em que você vai querer prestar muita atenção, você não vai querer perder isso.”
A rapidez das alocações para renda variável pode depender do próximo movimento do Federal Reserve. A combinação de crescimento forte e de inflação persistente nos EUA já leva alguns analistas, como estrategistas do UBS, a alertar para um possível novo aumento de juros do BC americano.
A BlackRock, maior gestora de recursos do mundo, procura oferecer uma gama completa de opções de investimento, incluindo ativos alternativos que são mais procurados por clientes institucionais como fundos de pensão e fundos soberanos. Embora os ativos alternativos representem atualmente cerca de 3% do total sob gestão da BlackRock, elas geram cerca de 10% das receita de comissões da gestora.
Veja também
- Preço do Bitcoin ultrapassa US$ 71 mil e volta a rondar máxima histórica
- Ação em foco: as oportunidades e riscos do Banco do Brasil (BBAS3)
- Embraer sobe 715% em 4 anos, quase tanto quanto a Nvidia. Entenda as razões
- Medo de recessão nos EUA vai embora e Wall Street tem melhor semana do ano
- Índices futuros de ações nos EUA se recuperam após queda da última sessão