Para tornar o pagamento de compras feitas pelo ecommerce mais ágil, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), associação que representa a indústria de meios eletrônicos de pagamento, anunciou na véspera o início das transações via “Click to Pay”.
A solução permite que o consumidor pague suas compras em lojas online sem precisar digitar dados do seu cartão, o que permite concluir o pedido em poucos cliques. Por enquanto, segundo a associação, a modalidade só funcionará via crédito.
Embora as empresas de cartão já oferecessem a solução, segundo a Abecs, houve um processo de padronização técnica, com discussões realizadas em um grupo de trabalho da associação para adequações ao mercado brasileiro. Agora, a experiência ao consumidor é uniforme, independentemente da bandeira do cartão.
Como funciona?
O “Click to Pay” é uma via expressa para o cliente realizar seu pagamento online. Na prática, a modalidade é apresentada ao consumidor como uma opção de pagamento pelo e-commerce, junto às demais já conhecidas. Ao escolher o “Click to Pay”, o usuário informa seu e-mail e passa por um rápido processo de autenticação em dois fatores.
Após essa etapa, o pagamento é finalizado, sem a necessidade de inserir informações pessoais e dados do cartão, como número, data de validade e código verificador.
Isso é possível porque os dados já estarão na base do “Click to Pay”, emitidos de acordo com a bandeira correspondente. Segundo a Abecs, todas essas informações são tokenizadas, o que significa que dados sensíveis são transformados em credenciais digitais únicas e criptografadas.
“Com o ‘Click do Pay’, todos ganham. O consumidor tem uma experiência mais rápida, simples e segura, e o estabelecimento comercial pode converter mais vendas e coibir tentativas de fraude”, afirmou em nota Nuno Lopes Alves, conselheiro da Abecs e responsável pela coordenação do projeto de padronização e expansão da modalidades.
Mais vendas e maior segurança
A Abecs reiterou que, para lojas online e o setor de comércio eletrônico, a modalidade deve ajudar a elevar as taxas de conversão de vendas, justamente por tornar o processo de pagamento mais fluido, ao reduzir o índice de abandono de carrinho, além de mitigar eventuais prejuízos com fraude.
Outro benefício é que, nas transações com o “Click to Pay”, a loja online não armazena dados sensíveis de cartão, uma vez que as transações são tokenizadas, o que pode reduzir obrigações e custos relacionados ao cumprimento de normas internacionais de segurança e prevenção a fraudes.
Participantes
Embora neste primeiro momento, a modalidade esteja disponível apenas para compras com crédito, o objetivo da Abecs é que, ao longo do ano, englobe também os cartões de débito.
Além disso, a primeira fase de expansão do “Click to Pay” conta com participação de Mastercard e Visa, além da adquirente Adyen. O comércio participante é a Ingresse, plataforma de venda de ingressos.
Neste primeiro momento, informou a Abecs, os funcionários do Banco do Brasil e do Bradesco terão acesso automático à solução, ou seja, as informações das suas credenciais de pagamento já estarão na base de dados para que a autenticação ocorra – não sendo necessário cadastro manual.
No decorrer da expansão, clientes de outros emissores de cartão também serão inseridos de maneira massiva, embora todos já possam realizar seu próprio cadastro na plataforma manualmente.
Outras empresas do setor que já estão em vias de participar da solução no modelo da Abecs são a Amex e o banco Santander.
Veja também
- Stone vê maior queda do ano em vendas no varejo em setembro
- Dona da InfinitePay capta R$ 1,6 bilhão para expandir operação
- Empresas de pagamento enfrentam acusação de cobrar ‘juros disfarçados’
- Como fazer Pix com cartão de crédito? Compare taxas e veja o passo a passo
- Pix terá débito automático, além de pagamento parcelado e internacional