Publicidade

Um desempenho acima da média do mercado garantiu à Coca-Cola, Johnson & Jonhson e Pfizer as melhores pontuações em um ranking de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) elaborado com exclusividade pela corretora Easynvest. A partir de indicadores técnicos, de valor e rentabilidade, Coca-Cola teve em outubro um desempenho de 100% segundo a análise, enquanto as outras duas companhias registraram 95%.

A partir desta quinta-feira (22), corretoras já podem oferecer recibos de ações de empresas estrangeiras ou ETFs, negociados em “mercado reconhecido”, segundo aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Com isso, o investidor terá acesso a um leque de 671 BDRs lastreados em grandes companhias de diferentes países, principalmente dos Estados Unidos. A nova regra também prevê que empresas brasileiras que abriram capital no exterior negociem seus ativos na B3.

As maiores

O estudo da Easynvest considera as empresas com maior participação de mercado que integram o índice de BDRs Não Patrocinados-Global (BDRX), com lastro em empresas globais negociadas na B3. No total, o indicador agrupa 53 empresas de 10 setores. Para o levantamento, foram selecionadas 22 empresas com maior representatividade no índice BDRX ou que são marcas conhecidas do investidor brasileiro, como Uber e Disney.

MAIS: 20 perguntas e respostas sobre como investir em BDRs

“O objetivo não é indicar uma carteira de ativos, mas fazer uma cobertura com critérios de análise técnica e fundamentalista para que o investidor consiga tomar, por conta própria, a melhor decisão na hora de investir em BDR”, ressalta José Falcão, especialista em renda variável e um dos autores do levantamento. O estudo também é assinado pelos analistas Hugo Carone, Murilo Breder e Eduardo Perez.

Entre os critérios considerados no levantamento estão o retorno em dividendos, margens líquida e Ebtida, retorno sobre o patrimônio liquido, entre outros. Após análise e cruzamento de dados, foram distribuídas notas percentuais a cada uma das empresas, organizadas em três grupos: maior de 70% (com desempenho acima da média do mercado); entre 50% e 70% (em linha com a média do mercado) e inferior a 50% (abaixo da média do mercado).

Os melhores desempenhos

No primeiro grupo, além das
três empresas destacadas, estão os bancos JP Morgan e Bank of America (BofA),
ambos com 94%, além de Facebook e Alibaba, com 90% cada. No grupo
intermediário, aparecem companhias como Netflix (65%), Amazon (60%) e Disney
(55%). Já no terceiro e último grupo, figuram companhias como Twitter (10%),
Uber (20%) e Wells Fargo (25%).

No total, 59% das empresas consideradas no levantamento tiveram um desempenho acima do mercado, enquanto 14% registraram uma performance em linha, e 27%, abaixo. Essas informações serão distribuídas em boletins mensais aos clientes da corretora.

No caso da Easynvest, a compra de BDRs poderá ser feita diretamente no portal ou no aplicativo, que trará os boletins atualizados mensalmente, a partir da experiência criada para a renda variável. As empresas são apresentadas em listas por segmentos ou mais negociadas, em um processo de compra totalmente digital, a partir de poucos cliques.

Veja abaixo o ranking das melhores BDRs, segundo o estudo da Easynvest:

EMPRESA CÓDIGO PONTUAÇÃO
Tecnologia da Informação

APPLE AAPL34 80%
MICROSOFT MSFT34 80%
FACEBOOK FBOK34 90%
TWITTER TWTR34 10%
ALPHABET GOGL34 75%
Consumo

AMAZON.COM. AMZO34 60%
ALIBABA GROUP HOLDING LTD BABA34 90%
MERCADOLIBRE MELI34 30%
WALMART WALM34 85%
COCA-COLA COCA34 100%
MCDONALDS
CORP.
MCDC34 80%
Financeiro

BERKSHIRE HATHAWAY BERK34 75%
JP MORGAN CHASE & CO. JPMC34 94%
BANK
OF AMERICA CORPORATION
BOAC34 94%
WELLS
FARGO
WFCO34 25%
Saúde

JOHNSON
& JOHNSON
JNJB34 95%
PFIZER
INC.
PFIZ34 95%
Automotivo

TESLA.
INC
TSLA34 40%
Comunicações

THE
WALT DISNEY COMPANY
DISB34 55%
NETFLIX.
INC.
NFLX34 65%
Petróleo
/ Gás / Biocombustíveis
EXXON
MOBIL CORPORATION
EXXO34 45%
Transporte

UBER
TECHNOLOGIES INC
U1BE34 20%