Siga nossas redes

Finanças

Corretora Robinhood coloca limite para negociar ações da GameStop

Papéis da empresa dispararam nos últimos dias devido a um movimento especulativo de pequenos investidores.

GameStop
Loja da GameStop em New York, EUA. 12/11/2020. REUTERS/Carlo Allegri

A corretora Robinhood informou nesta quinta-feira (28), que permitirá a negociação “limitada” de ações de empresas como a GameStop e a AMC Entertainment Holdings, que dispararam nos últimos dias por causa de um movimento especulativo liderado por pequenos investidores.

“Em meio às circunstâncias extraordinárias desta semana no mercado, tomamos uma decisão difícil hoje para limitar temporariamente a compra de certos títulos”, diz um comunicado divulgado pela Robinhood. Mais cedo, a corretora havia suspendido a negociação desses papéis.

LEIA MAIS:

A compra limitada das ações começará a valer nesta sexta-feira (29). “Para ser claro, essa foi uma decisão de gerenciamento de risco”, diz a empresa na nota. “Continuaremos monitorando a situação e podemos fazer ajustes conforme necessário”, acrescenta a corretora.

Na quarta-feira (27), a Securities and Exchange Comission (SEC), equivalente americana à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), emitiu um comunicado no qual disse monitorar “ativamente” a volatilidade recente nos mercados acionários e de opções dos EUA.

Na nota divulgada nesta quinta, a Robinhood diz que assume a responsabilidade de cumprir os requisitos exigidos pela SEC e que eles existem “para proteger os investidores e os mercados”.

A especulação de investidores de varejo que são membros da rede social Reddit fez que com que vários fundos de hedge que apostavam na queda das ações em questão registrassem grandes perdas, o que aumentou a volatilidade nas bolsas de Nova York.

Após divulgar balanço corporativo nesta quinta, a companhia aérea American Airlines também foi alvo da especulação.

O senador democrata Sherrod Brown, por sua vez, informou que o Comitê Bancário do Senado realizará uma audiência sobre “o atual estado do mercado acionário”.