Engana-se quem acha que milhas correspondem apenas a programas de viagens atreladas a companhias aéreas. Milhas vão muito além e funcionam como uma moeda de troca para produtos e serviços. De eletrodomésticos a gasolina.
Hoje há uma infinidade de cartões que acumulam pontos ou aplicativos que com o uso recorrente geram descontos. O que acaba sendo um meio para o usuário ser beneficiado, seja trocando por um produto, uma viagem, desconto em hospedagens, ingressos para shows, cinema entre tantas possibilidades.
Mas planejadores financeiros fazem alertas quanto as regras existentes nos programas de fidelidade, uma vez que podem não fazer sentido para quem pretende se beneficiar deles. Segundo a planejadora Andressa Costa, é necessário que cada pessoa conheça bem seu comportamento de consumo antes de aderir a um programa de pontos.
“Conheça bem seus hábitos de consumo e encontre as melhores oportunidades para eles”
Andressa Costa, planejadora Financeira
O ideal, de acordo com Andressa, é que a pessoa não passe a gastar mais por causa de táticas para “sequestrar” a fidelidade – e os pontos acumulados onde a troca pode vir a não fazer sentido ao consumo habitual.
Veja neste Cafeína como lucrar em programas de fidelidade, os pontos de atenção antes de aderir e formas de se beneficiar com a modalidade.
- Descubra: Qual a alíquota do IOF em compra internacional?
- Como fazer um cartão de crédito? Confira 8 perguntas e respostas
Veja também:
- Como são cobrados os juros do cartão de crédito?
- Programa de milhas: entenda como funciona e se vale a pena
- Qual a loteria mais fácil de ganhar? Veja comparativo
- Como ganhar dinheiro com cartão de crédito e quais cuidados tomar