Publicidade

O calendário bancário de 2026 terá 13 feriados nacionais sem expediente ao público nas agências, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Um desses feriados cairá em um domingo, dia em que já não há atendimento presencial. Além disso, o ano contará com dois dias de funcionamento diferenciado, que exigem atenção dos clientes. A seguir, confira o feriados bancários de 2026.

O calendário segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que estabelece que sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para fins de operações bancárias.

O primeiro feriado bancário do ano já ocorreu em 1º de janeiro, data da Confraternização Universal.

Feriados bancários nacionais em 2026

Nessas datas, não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias.

Dias com funcionamento diferenciado

Além dos feriados, o calendário bancário de 2026 prevê dois dias especiais:

Contas, boletos e uso dos canais digitais

A Febraban orienta os clientes a priorizarem os canais digitais, como aplicativos e internet banking, para realizar transferências e pagamentos nos dias sem expediente presencial.

Contas de consumo e carnês com vencimento em feriados bancários ou em 31 de dezembro podem ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil. Já os tributos, em geral, costumam ter datas de vencimento ajustadas previamente ao calendário de feriados.

“O uso de aplicativos de celular e da internet é a alternativa mais prática e segura para os clientes, pois oferece quase todas as transações financeiras do sistema bancário. Para quem tem alguma restrição ao uso dos canais digitais, os caixas eletrônicos nas áreas de autoatendimento das agências permanecem disponíveis mesmo durante os feriados”, afirma Ivo Mósca, diretor de Inovação, Produtos, Serviços e Segurança da Febraban.

Com o calendário em mãos, a recomendação é se planejar para evitar atrasos em pagamentos e transtornos em períodos de feriados prolongados.

Funcionamento da B3 em 2026

Além dos feriados bancários, outro calendário importante para investidores é o da B3, a bolsa de valores brasileira. Em 2026, a B3 divulgou seu calendário de negociação, indicando os dias em que não haverá pregão nem atividades de negociação, registro, compensação e liquidação de ativos no mercado financeiro.

Segundo a B3, nos mesmos feriados nacionais do calendário bancário haverá suspensão das operações na bolsa, incluindo mercados de ações, títulos, derivativos, câmbio e Tesouro Direto, com algumas peculiaridades:

Mesmo nos dias sem pregão, prazos de liquidação, vencimentos de operações e estratégias de investimento podem ser afetados. Por isso, a B3 recomenda o planejamento prévio das operações, especialmente em períodos de feriados prolongados.