As empresas costuma enviar esse dinheiro de reembolso às despesas com viagens corporativas diretamente para a conta do seu colaborador, e por isso é necessário que o contribuinte faça a declaração para não configurar um ganho extra.
LEIA MAIS: Imposto de Renda 2025: como declarar? Confira guia completo
O prazo para a entrega das declarações do IRPF 2025 está previsto para ocorrer entre março e maio. Vale destacar que a Receita Federal ainda não divulgou o calendário e nem as regras para a temporada de declaração deste ano.
Como declarar os gastos com viagens a trabalho
O dinheiro referente aos reembolsos recebidos da empresa deve ser informado na ficha “Rendimentos isentos e não-tributáveis“
- Após acessar a ficha, clique na linha “Outros”.
- Coloque o nome, CNPJ da empresa.
- Na coluna “Descrição”, declare o valor como “Diárias e ajudas de custo”.
LEIA MAIS: Como funciona a declaração pré-preenchida?
A Receita Federal entende que as diárias de viagem são valores pagos em caráter “acidental e transitório” e podem se estender por um mês ou mais, ou ocorrer em vários meses do ano, para cobrir exclusivamente despesas com alimentação e pousada.
“Os valores pagos a esse título devem obedecer critérios de razoabilidade, não só em relação aos preços vigentes na localidade para a qual se deslocará o servidor, como também em razão da importância que este ocupar na hierarquia da empresa ou órgão concedente”, diz norma da Receita.
LEIA MAIS: Veja tabela atualizada do Imposto de Renda 2025 e 2026
As despesas não podem incluir gastos feitos com outras pessoas, como sócios ou parentes do colaborador. Por isso é importante também guardar todos os comprovantes fiscais como o bilhete das passagens aéreas, os recibo de hotéis e restaurantes para comprovar que o dinheiro foi usado para cobrir gastos de uma atividade de trabalho.