O site do InvestNews (IN$) aparece pela terceira vez consecutiva como destaque na categoria de portais especializados em finanças, mostrou a quarta edição do relatório “Finfluence: quem fala de investimentos nas redes sociais”, elaborado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Publicado nesta segunda-feira (27) em parceria com o Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), o documento aponta que os influenciadores de finanças no Brasil – os chamados “finfluencers“– ampliaram a audiência em 76% no segundo semestre de 2022, falando para uma audiência de 165,7 milhões de seguidores, puxada por novos perfis pequenos e médios.
O canal do IN$ no YouTube também aparece como destaque entre os cinco que mais cresceram na categoria Gigantes, com avanço de 31,6% ao lado de concorrentes como PrimoCast e Investidor Sardinha. Até o momento, o InvestNews possui 554 mil inscritos em seu canal iniciado em janeiro de 2020 (no momento do estudo, estava com 525 mil).
Segundo a Anbima, o YouTube – com vídeos mais longos e bem produzidos – mantém a liderança em termos de engajamento, embora tenha registrado redução de 32% na média de interações entre os influenciadores de finanças mapeados. “A queda pode ser explicada pela busca do público por conteúdos de consumo rápido”, avalia o relatório.
Na categoria Grandes, o IN$ é citado como destaque de crescimento de sua página no Facebook, apresentando alta de 17,7%, ao lado de Bruno Perini, E-Investidor, TradeMap e Ações Grantem o Futuro.
O relatório da Anbima mostra que, no segundo semestre, o Facebook ultrapassou o YouTube como terceira opção dos influenciadores. “Além da facilidade na criação de conteúdo,
o Facebook é amplamente usado para o compartilhamento de links para blogs e
portais de notícias”, pontua o levantamento.
Outro destaque é a presença do economista e colunista do InvestNews, Samy Dana, na categoria Especialista, que reúne professores, economistas ou especialistas com conhecimentos mais técnicos em investimentos. Segundo a Anbima, a categoria teve
alta de 40% no número de seguidores e de 28% nas interações. Samy Dana aparece em 8º lugar no ranking geral de influenciadores de finanças.
Crescimento de microinfluenciadores de finanças
Para a quarta edição do FinFluence, a Anbima reavaliou sua base de influenciadores monitorados das redes sociais, considerando o surgimento de microinfluenciadores e novos assuntos abordados.
De acordo com a Anbima, o número de influenciadores monitorados cresceu 102% no segundo semestre de 2022, passando de 255 no primeiro semestre para 515 em dezembro do ano passado. Donos de 1.257 perfis, os influencers mapeados responderam por 276,8 mil publicações nas principais redes.
As interações médias nas redes sociais (medidas por curtidas, comentários e compartilhamentos) cresceram 10%, passando de 1.350 no primeiro semestre de 2022, para 1.489 nos últimos seis meses do ano, apontou o relatório.
Mulheres são minoria, mas engajam mais
Nesta edição, o relatório apresentou pela primeira vez um ranking exclusivo de influenciadoras, com o objetivo de destacar o papel feminino em um segmento dominado por homens.
Enquanto os homens respondem por 65,2% do total de finfluencers monitorados, elas representam 12,4%. Por outro lado, ao relatório mostrou que, mesmo senndo minoria, as influenciadoras conseguem engajar mais a audiência do que os homens: a média de interações nas publicações delas é de 2.460, enquanto a deles é de 2.057.
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