Siga nossas redes

Finanças

InvestNews lança simulador de carteira de ações para guiar investidor

Ferramenta utiliza estratégia semelhante à da convocação de um time de futebol.

O InvestNews lançou um simulador de carteiras de ações, utilizando estratégia semelhante às da convocação de um time de futebol, de acordo com as escolhas de quem investe. A ferramenta serve de auxílio para o investidor escolher sua seleção de ativos e conhecer o desempenho dos papéis*.

Imagem ilustrativa do simulador de carteiras de ações do InvestNews

O simulador permite ainda fazer um comparativo da escolha feita pelo usuário com do desempenho de índices da bolsa brasileira.

As comparações possíveis são feitas com o Ibovespa (principal da B3), o índice de small caps (SMLL) – que reúne empresas de baixa capitalização e potencial de crescimento – e o de dividendos – que abrange empresas que pagam proventos regularmente aos acionistas.

Para ajudar o investidor a montar uma carteira de ações, Murilo Breder, analista da NuInvest e responsável pelas escolhas dos ativos para o simulador, destaca que é preciso ter uma combinação de várias estratégias, como as de empresas pagadoras de dividendos na posição de  defesa do portfólio, blue chips nas posições de meio de campo e smallcaps no ataque.

“Com o simulador, resta, basicamente, para o investidor escolher boas empresas para compor as seleções da ferramenta”, diz Breder. 

Como utilizar o simulador de carteira

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site do InvestNews, buscar pela seção “Simuladores“no topo da página e clicar na opção simulador de carteira de ações

O próximo passo é escolher a configuração de risco da carteira: defensivo, equilibrado ou ousado. Com isso, a ferramenta sugere a diversificação de dez ações distribuídas entre as consideradas defensivas, moderadas e de maior risco. A partir daí, é preciso fazer as escolhas das empresas entre as 220 ações disponibilizadas pela ferramenta.

No simulador, a quantidade de ativos é distribuída de acordo com a configuração da carteira. No caso de defensivo, por exemplo, haverá mais ações na posição de defesa. Já no ousado, haverá mais ações na posição de ataque. Confira exemplo:

Simulador de carteira de ações do InvestNews

Metodologia

Para a escolha da lista das ações que fazem parte do simulador de carteiras do InvestNews, foi levado em consideração o índice beta

Trata-se de um cálculo que oscila, normalmente, próximo de 1. Ele demonstra a medida de risco de um determinado ativo a partir do comparativo do histórico do comportamento da ação em relação ao Ibovespa, principal índice da B3. Assim, se o beta é maior que um, o ativo é considerado mais volátil. E se o beta for menor que um, indica uma ação com menos volatilidade.  Confira como o índice foi usado:

  • Beta entre 0.8 e 1.3 (meio de campo): considerado como ativo neutro, pois a ação se movimenta de acordo com o índice Ibovespa.
  • Beta menor que 0.8 (defesa): sinaliza ação mais defensiva, que tem menor volatilidade, já que oscila menos do que o Ibovespa.
  • Beta maior que 1.3 (ataque): o ativo é considerado mais volátil, ou seja, de maior risco, pois as ações oscilam com maior ou menor intensidade do que o Ibovespa.

O simulador do InvestNews é uma ferramenta meramente informativa, para auxiliar o investidor, e não é uma recomendação de investimento. Cabe ao investidor fazer suas escolhas mediante seus objetivos, perfil e tolerância ao risco.

*É importante ressaltar que o desempenho passado de uma carteira ou índice não garante retornos futuros, sendo meramente uma referência.

Veja também:

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.