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Finanças

JPMorgan pagará multa por ter apagado 47 milhões de registros por engano

Banco pagará US$ 4 milhões em multa para encerrar processo, de acordo com a SEC.

O JPMorgan Chase & Co pagará uma multa de US$ 4 milhões para encerrar acusações da SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, de que o banco teria excluído por engano milhões de registros eletrônicos, deixando as comunicações indisponíveis para os reguladores em uma dúzia de investigações.

Uma pessoa entra na sede do JPMorgan, em Nova York, EUA. 30/06/2022. REUTERS/Andrew Kelly

A SEC afirmou nesta quinta-feira (22) que o JPMorgan Securities excluiu permanentemente 47 milhões de registros, incluindo e-mails e mensagens instantâneas, de janeiro de 2018 a abril de 2018. Como resultado, o órgão afirma que o JPMorgan não conseguiu apresentar os documentos solicitados em oito investigações da SEC e quatro outras sondas regulatórias. A SEC não disse se essas ações foram focadas no banco.

“Como os registros excluídos são irrecuperáveis, é desconhecido – e irreconhecível – como os registros perdidos podem ter afetado as investigações regulatórias”, disse a SEC em uma ordem de liquidação.

O JPMorgan se recusou a comentar. O banco não admitiu nem negou as acusações do regulador.

Multa para encerrar processo

Em 2021, o banco pagou US$ 125 milhões à SEC e US$ 75 milhões à Commodity Futures Trading Commission para resolver as acusações de que a empresa quebrou regras ao não salvar as comunicações comerciais em plataformas como o WhatsApp. Outros bancos pagariam multas por conduta semelhante no ano seguinte.

Corretoras como a JPMorgan Securities são obrigadas a manter registros de comunicações comerciais enviadas e recebidas por pelo menos três anos, disse a SEC.

No acordo desta quinta-feira, o regulador alegou que a empresa excluiu por engano milhões de comunicações do primeiro trimestre de 2018, pois estava solucionando falhas. O fornecedor responsável pelo arquivamento dos registros bancários disse ao JPMorgan que os registros seriam protegidos, informou a SEC.

Mas o fornecedor não protegeu os e-mails enviados para o domínio de comunicação “Chase”, alegou o regulador. Como resultado, esses registros foram apagados, incluindo as caixas de entrada de e-mail de até 7.500 funcionários que mantinham contato regular com os clientes do Chase.

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