ARTIGO*
A Nike (NIKE34) se tornou líder em NFTs (tokens não-fungíveis) de moda, principalmente depois de comprar o estúdio de design Rtfkt, no ano passado. Agora, a gigante dos esportes está desenvolvendo uma estratégia Web3 independente, projetada para atrair os fãs tradicionais da marca, em vez de apenas usuários “cripto-alfabetizados”.
Anunciado no dia 14 de novembro, o novo lançamento da Nike é o .SWOOSH, uma plataforma e ecossistema na Web3 que, para garantir um espaço seguro e confiável, tem seu próprio domínio, welcome.swoosh.nike.
Diferente de tudo que já havia sido lançado pela empresa, o .SWOOSH, ainda em versão beta, permitirá que seus usuários aprendam sobre Web3, colecionem e, eventualmente, ajudem a co-criar itens virtuais com a Nike.
Além disso, pelo que informou em comunicado oficial, depois que estiver totalmente estabelecida, a plataforma terá multifunções, permitindo, além de criação, a participação em eventos, e negociação de NFTs.
Sua versão completa também permitirá que os usuários possam usar suas próprias criações em jogos, bem como testá-las com outras experiências imersivas através de eventos da marca.
Além disso, as criações virtuais, que incluem tênis, roupas, acessórios e outros itens colecionáveis, poderão ser disponibilizadas para compra e troca na plataforma, recebendo, como “recompensa”, a possibilidade de receber royalties por isso.
Em outras palavras e para além do óbvio, o .SWOOSH é um espaço que serve como uma atrativa porta de entrada para a tendência — permanente — das “arenas digitais”, visto suas distintas possibilidades de uso trazem diversão, senso de pertencimento e formas de ganhar dinheiro junto com a empresa.
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Nike na Web3: .SWOOSH e além dele
A Nike superou recentemente o recorde de transações de compra e venda de NFTs entre as diferentes marcas que apostaram nesta tecnologia, totalizando a incrível marca que ultrapassa 67 mil operações.
Para se ter uma ideia do que isso representa, segundo a plataforma Dune Analytics, tais negociações fizeram com que a gigante tivesse lucro direto de nada mais nada menos do que US$ 185,3 milhões — ou quase R$ 1 bilhão — desde que iniciou seus investimentos em NFTs, no ano passado.
Por este motivo — e fazendo com uso da sua liderança — a big tech planeja apresentar sua primeira coleção digital na .SWOOSH até 2023. Conforme anúncio oficial, logo após seu lançamento, os membros poderão entrar em um desafio da comunidade para ganhar a chance de cocriar produtos virtuais com a empresa, onde os vencedores ganharão royalties sobre suas criações.
‘Adapte-se ou morra’: Web3 é inevitável
Nada boba, a Nike sabe como o esporte está evoluindo, deixando bem claro que novas maneiras de reimaginar a comunidade, cocriar produtos e fidelizar usuários estão vindo para ficar.
É importante deixar o preconceito de lado e perceber que, quando pensamos em um item virtual, como os sapatos e tênis que serão cocriados no .SWOOSH, eles não são apenas “ativos digitais bobos”, mas sim um produto completo, no qual melhores experiências, serviços ou utilidades estão incorporados.
O que a Nike está fazendo é uma forma de democratizar a experiência Web3 para que todos possam coletar e criar itens, além de se sentir valorizados ao possuir um pedaço deste novo mundo digital.
Portanto, mais do que um hype, estratégias de Web3 estão se mostrando ser indispensáveis para marcas, pessoais ou corporativas, que querem priorizar as comunidades e apoiar iniciativas de diversidade, equidade e inclusão.
Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano. |
*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.
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