Cenário global e bolsa de valores
Nessa sexta feira, o mercado asiático teve um dia negativo com a volta de procupações com o setor imobiliário da China, uma vez que as negociações da incorporadora Kaisa ter sido suspensa após uma dívida não paga. A empresa é uma das grandes do setor assim como a Evergrande e imapactou diretamente os mercado com o índice de Shangai encerrando o dia com -1%, Hang Seng com -1,41%, Coréia do Sul com -0,47% e Japão com -0,61%.
As bolsas europeias tem um dia positivo com a repercussão dos resultados dos balanços por lá e dos EUA, levando índices a novos topos históricos. Por enquanto, o desempenho segue: Alemanha +0,12%, Reino Unido +0,49%, França +0,76%, Espanha +0,74% e o índice Euro Stoxx com +0,64%.
Cenário no Brasil
Com destaque na semana para a votação da PEC dos precatórios, a proposta agora segue para segunda votação na terça feira, 09/11. O assunto vem ofuscando os resultados do 3º trimestre das empresas, que apesar de bons, não tem conseguindo reverter a baixa do índice Bovespa.
Ibovespa
O Índice continua em sua tendência de queda refletindo a aversão ao risco pelos investidores. Isso vem fazendo com o que desempenho do Ibov se descole das principais bolsas mundiais que seguem no rumo de novos topos históricos enquanto o índice não demonstra sinais de reversão de curto prazo e continua sua queda rumo aos 100 mil pontos.
A pontuação atual se encontra abaixo das médias diárias de 21 e 200 períodos, reforçando essa tendência negativa no curto prazo enquanto no no gráfico semanal, apesar de estar abaixo da média semanal de 21 períodos, o índice se aproxima da média semanal de 200 períodos perto dos 100 mil pontos que deve reforçar a região como uma zona de suporte.
Indicadores e eventos
Brasil |
Balanços de Embraer, antes da abertura, e de M. Dias Branco, após o fechamento do mercado |
Presidente do BC, Roberto Campos Neto, cumpre agenda em Basileia, na Suíça (11h30) |
Anatel dá continuidade ao leilão de 5G |
EUA |
Payroll – relatório de empregos em outubro |
Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em atividade |
Presidente do Fed de Kansas City, Esther George, abre evento virtual sobre economia e transição energética, organizado pelo Fed de Kansas City e de Dallas (10h30) |