Os mercados globais começam a operar em queda nesta terça-feira na volta do feriado dos investidores norte-americanos com preocupações quanto ao ritmo econômico mundial em 2023.

Ibovespa abaixo dos 110 mil pontos novamente

O Ibovespa encerrou a segunda-feira (16) com queda de 1,54% aos 109.213 pontos enquanto o dólar teve um dia de alta de 0,80% aos R$ 5,147 em mais um dia de destaque para o setor de varejo com a queda de 38% das ações da Americanas e alta de mais de 12% das ações da Magalu e mais de 10% da Via. A Americanas obteve na sexta-feira (13) decisão da Justiça protegendo-a por 30 dias contra vencimento antecipado de dívidas, prazo que a varejista poderá usar para obter uma acordo com credores ou pedir uma recuperação judicial. Já nesta segunda-feira (16) , a varejista comunicou que seu conselho de administração contratou a Rothschild & Co. para atuar como interlocutora da companhia na renegociação da dívida, em nível Brasil e internacional. Já as ações de outras varejistas subiram repercutindo a decisão do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de manter as alíquotas de IPI reduzidas.

E as novas falas de Fernando Haddad no Fórum Econômico Mundial estão sendo acompanhadas de perto pelo mercado, já que o Brasil busca sinalizar ao mundo estar preparado para receber novos investimentos internacionais. Uma dessas falas, a de que o Brasil tem um compromisso fiscal, sustentável e de defesa da democracia, que faz parte dessa sinalização do governo atual.