Depois de mais um dia de quedas nos mercados globais ontem (29), os principais índices da Europa e contratos futuros de índices dos EUA apresentam uma leve melhora no começo desta sexta-feira (30).
Nem mesmo o Índice de Preços ao Consumidor pressionado na zona do Euro em setembro consegue puxar as bolsas para um desempenho negativo por enquanto. O IPC do bloco europeu subiu 1,2% em setembro após a alta de 0,6% registrada no mês anterior. O resultado fica acima da alta esperada de 0,9% e a alta acumulada em 12 meses passa de 9,1% para 10%. Já o PIB do segundo trimestre do Reino Unido, também divulgado hoje, registrou alta de 0,2% contrariando as expectativas de leve queda de 0,1% enquanto o crescimento na comparação anual foi de 4,4%, superando os 2,9% esperados.
Nesta manhã o índice alemão DAX avançava 0,33%, o britânico FTSE subia 0,39%, o francês CAC registrava alta de 0,66% e o Euro Stoxx tinha ganhos de 0,43%.
Já na Ásia os mercados encerraram o último pregão da semana com desempenhos mistos afetados pelos dados mistos do Índice de Gerentes de Compra (PMI) da China com melhora na pontuação do índice referente ao setor industrial mas com pioras nos índices compostos e de não-manufatura. O índice japonês Nikkei recuou 1,84%, o de Shanghai teve queda de 0,55%, o sul coreano KOSPI teve perdas de 0,71% e o Taiex registrou baixa de 0,81% enquanto o índice de Hang Seng teve alta de 0,33% e o indiano BSE registrava ganhos de 1,8%.
Mercados nos EUA em stand by pelo PCE?
Os contratos futuros dos índices norte-americanos registravam leve alta com Dow Jones subindo 0,23%, Nasdaq com ganhos de 0,27% e S&P 500 com alta de 0,38%.
Os investidores devem acompanhar a divulgação e reagir aos dados do principal índice de inflação usado pelo Fed para sua política monetária, o PCE, referente a agosto que será divulgado às 09:30 do horário local. Logo em seguida haverá um discurso do Thomas Barkin, membro do FOMC com uma sequência de discursos de membros do Fed:
- 09:30: Discurso de Thomas Barkin, membro do FOMC;
- 10:00: Discurso de Loretta Mester, presidente do Fed de Cleveland;
- 10:00: Discurso de John Williams, presidente do Fed de Nova York;
- 12:00: Discurso de Michelle Bowman, membro do FOMC;
- 17:15: Discurso de John Williams novamente, presidente do Fed de Nova York;
Brasil: dados econômicos do dia
Hoje serão divulgados os dados da pesquisa Pnad contínua referente a agosto que pode passar dos 9,1% registrados anteriormente para 8,9% de acordo com as expectativas de mercado. Além dele, o resultado primário, divulgado pelo Ministério da Fazenda, pode registrar um saldo negativo de R$ 28,7 bilhões em agosto segundo projeções de mercado.
Veja também
- Empresas dos EUA observaram desaceleração da atividade nas últimas semanas, diz Fed
- Powell diz que ‘chegou a hora’ de reduzir os juros nos Estados Unidos
- Quanto custa financiar carro e casa nos Estados Unidos?
- O carry trade voltou, mas com o dólar tomando o lugar do iene
- Fed mantém juros inalterados e sinaliza possibilidade de corte em setembro