Os mercados asiáticos têm um dia de ganhos, reagindo bem ao novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, anunciando a intenção de corrigir os erros de Liz Truss e trazer estabilidade ao mercado. Além disso, ainda há esperanças entre os investidores que o aperto monetário pelo Fed não seja tão restritivo quanto esperado anteriormente.
O índice acionário japonês Nikkei encerrou o dia com alta de 0,67%, Hang Seng subiu 1%, Shanghai avançou 0,78%, o Taiex teve ganhos de 0,50% e o sul-coreano KOSPI registrou alta de 0,65%.
Na Europa as bolsas não operam em direção única na véspera da decisão de juros pelo Banco Central Europeu ao mesmo tempo que interpretam os números de balanços do terceiro trimestre das empresas europeias como o Deutsche Bank e Santander.
O índice DAX subia 0,44% no começo do dia enquanto o britânico FTSE caía 0,37%, o francês CAC tinha queda de 0,05% e o Euro Stoxx recuava 0,17%.
Pré-mercados dos EUA em queda
Os contratos futuros dos principais índices dos EUA operavam majoritariamente em queda com baixa de 1,47% no Nasdaq, baixa de 0,50% no S&P 500 enquanto o Dow Jones oscilava entre perdas e ganhos mas registrava leve queda de 0,02%.
Além das reações aos resultados que serão divulgados hoje de empresas como Meta, CME Group e Ebay, os investidores também devem acompanhar a divulgação dos dados econômicos do país como os estoques no atacado às 09:30, as vendas de novas casas às 11:00 e os estoques de petróleo bruto às 11:30.
No Brasil: IPP, Caged, balanços e Selic
Foi divulgado hoje o Índice de Preços ao Produtor (IPP) pelo IBGE. O índice teve uma deflação de 1,96% em setembro após registrar uma queda de 3,11% em agosto. No ano, o índice acumula alta de 5,87%, enquanto em 12 meses registra o avanço de 9,76%.
Hoje às 09:30 serão divulgados os dados do Caged, onde as projeções de mercado indicam uma menor criação de empregos dos 278 mil registrados em setembro para 260 mil em outubro.
Dentre os balanços do dia, o Santander e Wege divulgam resultados antes da abertura de mercado enquanto a Klabin e EDP do Brasil divulgam seus números após o fechamento do pregão.
E um dos eventos mais aguardados para hoje é a decisão da taxa Selic pelo Copom que será divulgada a partir das 18:00. O mercado espera mais uma manutenção da taxa atual, em 13,75%, enquanto as informações do comunicado da reunião e, posteriormente, a divulgação da ata vão servir para os investidores entenderem a visão atualizada do Banco Central.
Veja também
- Copom terá de elevar a Selic para 12,25% até março, diz ex-diretora do BC
- Banco Central mantém taxa Selic em 10,50% ao ano pela segunda vez seguida
- Carry trade: como ele mexe com o dólar e o que o Japão tem a ver com isso
- Focus: Mercado aumenta expectativas para alta da inflação em 2024 e 2025
- Corte de juros não deve acontecer nesta semana, aponta secretário de Haddad