Os mercados globais encontram um momento de respiro com ganhos no começo desta quarta-feira (18) após as preocupações com o lucro da Goldman Sachs abaixo do esperado e com o ritmo econômico da China afetando o desempenho das bolsas internacionais.
- Ásia: as bolsas tiveram um dia de ganhos majoritários com destaque para a alta de 2,50% do índice japonês Nikkei após a decisão do seu banco central de manter as taxas de juros inalteradas em -0,10% para o curto prazo e 0% para o longo prazo. Já os demais índices tiveram altas de 0,47% em Hang Seng, 0,01% em Shanghai, 0,04% no Taiex enquanto o Kospi foi a exceção aos seus pares com queda de 0,47%.
- Europa: os índices registram leves altas no começo do dia após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor da zona do Euro que caiu 0,4% em dezembro, desacelerando a alta em 12 meses de 10,1% para 9,2% enquanto o núcleo do índice ainda registra a avanço ao passar de 5% para 5,2% em 12 meses. As altas observadas no começo da manhã eram de 0,07% do DAX, 0,05% do FTSE, 0,15% do CAC, 0,77% do IBEX e 0,15% do Euro Stoxx.
- Pré-mercado dos EUA: os contratos futuros dos principais índices norte-americanos sobem no começo do dia após um pregão misto ontem (17). O futuro de Dow Jones registra alta de 0,06%, o de S&P 500 sobe 0,14% e o de Nasdaq tem avanço de 0,14%. Além da temporada de balanços do 4T22, os investidores acompanham a divulgação do Índice de Preços ao Produtor dos EUA, das vendas no varejo e produção industrial referentes ao mês de dezembro assim como a divulgação do Livro Bege e os discursos de autoridades de política monetária como Raphael Bostic e Patrick Harker, membros do FOMC.
O Livro Bege é um documento elaborado pelo Federal Reserve compilando dados atuais da economia dos EUA dos 12 distritos do Fed. Ele é divulgado 8 vezes por ano e contém diversos dados de inflação, desemprego, salários e confiança dos agentes econômicos em relação à economia do país.
Ibovespa avança aos 111.439 pontos
O Ibovespa encerrou a terça-feira (17) com uma alta de 2,04% trazendo o índice aos 111.439 pontos enquanto o dólar registrou uma queda de 0,81% aos R$ 5,105. A alta do índice foi muito influenciada pelos ganhos das ações da Petrobrás (PETR4 +6,16% e PETR3 +7,04%) que subiram com o avanço do preço do petróleo ontem.
E de acordo com a matéria do Valor Econômico, o governo prepara uma proposta para mudança da Lei das Estatais para flexibilizar as regras para posse de cargos que atualmente são preenchidos por técnico e que podem passar a ser feitos por indicações políticas, abrindo mais espaço para aliados e parlamentares não eleitos em conselhos de estatais. O texto está no Senado e, caso seja aprovado, ainda retornará à Câmara antes de seguir para sanção presidencial.
Veja também
- O que Trump e Lula têm em comum: a queda de braço com o Banco Central
- Presidente do Fed diz que Trump não afeta juros no curto prazo, nem a duração de seu mandato
- Sem surpresas, Fed corta juros em 0,25 p.p. e destaca e crescimento econômico sólido
- Empresas dos EUA voltam ao mercado de dívida após Fed cortar juros
- Fed terá de superar eleições americanas e “efeito Orloff” antes de comemorar vitória sobre inflação