Com feriado na segunda-feira tanto no Brasil como nos EUA, os mercados iniciaram a semana com maior liquidez a partir da terça-feira, quando as bolsas registraram perdas fortes devido à preocupações quanto à divulgação da ata do Fed e a possibilidade de uma persistência inflacionária pressionando o Fed. No entanto, a ata do Fed divulgada ontem, apesar de dura, fez com que os índices reduzissem as perdas nos EUA com quedas de 0,26% do Dow Jones e 0,16% do S&P 500 enquanto o Nasdaq conseguiu encerrar o dia em alta de 0,13%.

Agora os investidores acompanham mais aliviados os dados sobre o mercado de trabalho e do PIB dos EUA com um viés mais positivo refletido no desempenho dos pré-mercados.

Mercados hoje

Ibovespa recua na volta do feriado

O Ibovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, operou e encerrou o pregão de quarta-feira (22) em queda após dois dias sem negociações devido ao Carnaval e em sessão marcada pela divulgação da ata do Fed. No dia, o Ibovespa recuou 1,85%, aos 107.152 pontos. O dólar subiu 0,16%, negociado a R$ 5,11697.

Entre os destaques do dia, as ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) fecharam em queda de 2,49% e 2,57%, respectivamente, em dia também defraqueza dos preços do petróleo no exterior. No final da sexta-feira, a companhia divulgou que o presidente Jean Paul Prates indicou Sérgio Caetano Leite para a diretoria financeira e de relações com investidores da petroleira.

Já o setor de proteína animal foi afetado pela suspeita de um caso da doença “da vaca louca” no Pará, que está sendo investigada por autoridades sanitárias, travou o mercado do boi gordo e deixou o setor no Brasil em compasso de espera, com abates suspensos em diversas regiões do país aguardando um resultado.