Siga nossas redes

Finanças

Os investimentos imobiliários de Messi estão em um FII avaliado em R$ 1,4 bilhão

O preço das cotas do FII foi fixado em 57,40 euros em uma pequena bolsa de valores espanhola, apenas digital, chamada Portfolio Stock Exchange

Lionel Messi em Fort Lauderdale, Flórida, em julho. Foto: Scott McIntyre/Bloomberg

O astro do futebol Lionel Messi conseguiu realizar, nesta semana na Espanha, a listagem de suas propriedades imobiliárias, avaliando o portfólio em 223 milhões de euros (R$ 1,44 bilhão).

A empresa, denominada Edificio Rostower Socimi, foi listada como um fundo de investimento imobiliário e possui sete hotéis, imóveis comerciais para lojas e escritórios, bem como casas, de acordo com seu prospecto. A Rostower registrou prejuízos tanto em 2022 quanto em 2023.

Nesta segunda-feira (30), o preço das cotas do FII foi fixado em 57,40 euros em uma pequena bolsa de valores espanhola, apenas digital, chamada Portfolio Stock Exchange.

Embora tenha nascido na Argentina e atualmente esteja em Miami como jogador de um time local, Messi passou a maior parte de sua vida na Espanha, para onde se mudou aos 12 anos de idade para participar das equipes juvenis do FC Barcelona. Após um período de dois anos em Paris, ele foi para Miami em 2023, poucas semanas depois de levar a Argentina a vencer a Copa do Mundo de 2022.

LEIA MAIS: Cenário para fundos imobiliários mudou: com juro alto, investimento vale a pena?

Sua chegada a Miami provocou um boom de interesse e negócios para sua equipe Inter Miami e, de forma mais ampla, para a MLS, a principal liga de futebol dos EUA.

Tradicionalmente, Messi tem tido uma abordagem mais discreta em relação aos investimentos empresariais do que outras estrelas do esporte, como seu eterno rival português Cristiano Ronaldo.

A decisão de Messi de listar a Rostower aconteceu de forma relativamente rápida. A empresa só se tornou um FII em meados de dezembro, dias depois que uma tentativa do governo espanhol de aumentar o imposto sobre fundos imobiliários foi bloqueada no parlamento. Atualmente, os FIIs têm uma taxa de imposto especial que é menor do que a taxa para outras empresas na Espanha.

Os investidores tendem a listar FIIs para atender às exigências legais e se beneficiar do regime tributário especial na Espanha, e não para levantar dinheiro. De acordo com os dados do site da Bolsa de Valores da Carteira, a empresa de Messi não tem nenhuma exigência de flutuação livre.

LEIA MAIS: Achou o aluguel alto? Prepare-se, vai ficar ainda mais

A escolha da bolsa Portfolio para sua listagem é incomum, pois é menor e menos conhecida do que o índice BME Growth, popular entre os FIIs na Espanha.

Messi atua como presidente do conselho da Rostower, e sua esposa também ocupa uma cadeira.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.