Siga nossas redes

Finanças

Por que apenas 1% dos fundos brasileiros tem mais de 10 anos?

No começo de 2023 o Brasil tinha cerca de 57 mil fundos de investimentos. Destes, apenas 549 tinha mais de dez anos, segundo levantamento da Empiricus com base nos dados da Quantis AXIS.

No começo de 2023 o Brasil tinha cerca de 57 mil fundos de investimentos. Destes, apenas 549 tinha mais de dez anos, segundo levantamento da Empiricus com base nos dados da Quantis AXIS. Já quando o recorte amplia para 20 anos, o número de fundos de investimento cai para 135 – o que é menos de 0,2% de toda a industria do setor.

Logo, por que a expectativa de vida dos fundos no mercado brasileiro é tão baixa?

Os dados acabam levando os investidores a levantar algumas inquietações. Se poucos fundos sobrevivem em um intervalo mais longo, como confiar nos gestores e delegar o capital a eles?

A questão é que parte dessa “culpa” está não sobre a gestão ou nos fundos propriamente ditos, mas nos investidores que ajudam nessas estatísticas, em especial, nos momentos de maior estresse de mercado quando há uma corrida de resgates.

E se o caixa do fundo está com pouco dinheiro, os gestores têm de começar a desmontar posições para honrar seus compromissos com os cotistas – o que engloba também desmontar estratégias de longo prazo.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.