Imagine que você compra um lote de ações. Paga por cada uma R$ 20,00. A ideia é manter em carteira, mas então a empresa passa a ter problemas nos negócios e suas ações caem pela metade. Agora, por R$ 10,00, está claro que não fez um bom negócio e opta por vender as ações.
Só que há uma questão: o preço. Todos os fundamentos indicam que a tendência da ação é piorar ou no máximo andar de lado. Mas você decide que só vai vender quando as ações voltarem aos R$ 20,00, já que foi quanto pagou. Só que isso pode levar tempo.
E nisso o dinheiro fica preso nas idas e vindas do papel enquanto outras ações e setores vão bem melhor. E com isso, vem a frustração.
Existe uma explicação na economia comportamental para esse efeito que pode fazer você resistir a sair de um mau negócio – ou a entrar em um bom negócio.
No Cafeína desta quinta-feira (20), Samy Dana e Dony De Nuccio explicam tudo sobre o efeito ancoragem e seus efeitos nos investimentos.