O órgão federal conseguiu finalizar os pagamentos até agosto, antecipando-se ao calendário original definido pelo ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO RFB Nº 1, DE 12 DE MARÇO DE 2025. O documento havia estabelecido a liberação dos valores em cinco lotes entre maio e setembro deste ano.
A antecipação foi possível graças à maior eficiência no processamento das declarações de ajuste anual. Ao todo, a Receita Federal desembolsou R$ 36.690.346.875 em restituições do IRPF em 2025, contemplando 22.679.085 declarações processadas.
Os beneficiados pela medida foram contribuintes que cumpriram suas obrigações fiscais dentro do prazo e sem apresentar erros nas informações declaradas. O pagamento antecipado abrangeu todo o território nacional, por se tratar de um imposto administrado pela Receita Federal.
Contribuintes que ainda não receberam seus valores devem verificar a situação de suas declarações. Para isso, é necessário acessar o site da Receita Federal, selecionar “Meu Imposto de Renda” e consultar o “Extrato do Processamento”. Caso existam pendências, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir as informações.
A Receita Federal afirma que a antecipação no pagamento das restituições reforça seu compromisso com a modernização dos sistemas, a agilidade no atendimento ao contribuinte e a valorização da conformidade tributária e da justiça fiscal.
Para consultar se você entrou neste último lote, entre no site de consulta da restituição.