Siga nossas redes

Finanças

S&P alerta para recuo de mulheres no comando de empresas nos EUA

A representação das mulheres nos cargos mais altos das empresas americanas enfrenta um “ponto de inflexão alarmante”, com sinais de recuo pela primeira vez em duas décadas, segundo relatório da S&P Global.

As mulheres detinham 11,8% dos aproximadamente 15.000 cargos de alto escalão no S&P Global Total Market Index em 2023, disseram os pesquisadores da provedora de dados, abaixo dos 12,2% do ano anterior. Isso sugere que, no ano passado, as mulheres foram substituídas por homens em cerca de 55 a 60 cargos com a palavra “chief” no título, como CEO, CFO e COO.

Embora o declínio possa parecer pequeno, é significativo considerando que a representação das mulheres nos cargos de comando vinha aumentando há anos, de 6,5% em 2005. Em uma faixa mais ampla de cargos de chefia, os números quase triplicaram nesse período, para 22,3% em 2023.

A súbita perda de representação no alto escalão é “particularmente decepcionante”, disse Sarah Cottle, chefe de dados da S&P Global Market Intelligence. “Não há apenas uma perda de impulso, mas também uma perda de cargos.”

Os autores do relatório não explicam por que o crescimento da representação feminina estagnou, mas notaram uma “diminuição do foco nas iniciativas de diversidade”, com menções a “diversidade” e “inclusão” cada vez mais raras nas teleconferências de balanços. Desde o ano passado, as empresas têm reavaliado os programas de diversidade, equidade e inclusão — incluindo aqueles destinados a elevar as mulheres a cargos de liderança — em meio a incertezas jurídicas e reação política de ativistas conservadores que tentam desfazer iniciativas de diversidade.

Outros estudos mostraram que muitas mulheres de nível sênior desistiram de cargos de liderança após a pandemia, citando estresse e exaustão em meio ao retorno aos escritórios. Muitas mulheres pediram demissão em busca de melhores oportunidades, onde tivessem mais flexibilidade e um local de trabalho mais inclusivo, de acordo com um estudo de 2022 da McKinsey encomendado pelo grupo de defesa das mulheres LeanIn.Org.

Os dados mais recentes da S&P “alteraram significativamente” as projeções sobre quando as mulheres alcançarão a paridade com os homens em cargos de liderança, disseram os pesquisadores. Eles agora preveem que a paridade de gênero no alto escalão entre 2055 e 2072 — cinco a sete anos depois do que previram com base nos números de 2022.

“Os interesses das mulheres são melhor atendidos na comunidade por empresas que empregam mulheres no topo”, afirmou Cottle, da S&P. “Espero que isso seja um dado pontual.”

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.