Unipar (UNIP3), Taesa (TAEE11) e Enauta (ENAT3) foram as empresas que pagaram o maior dividend yield (retorno com dividendo) na mediana dos últimos cinco anos, segundo pesquisa elaborada pelo Trademap.
O cálculo considera papéis que tenham movimentado volume médio diário superior a R$ 5 milhões nos últimos 12 meses e que distribuíram dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP) nos últimos 5 anos, com data base de 23 de janeiro.
A lista tem 31 ações que atendem os critérios, sendo que sete ações são do setor de energia elétrica; cinco de bancos e três de água e saneamento. Há outros três setores com duas ações cada e 10 com somente um papel. Confira abaixo:
Do total, 13 ações fazem parte da carteira teórica do Ibovespa e dezesseis da carteira do IBRX100, indicador do desempenho médio das cotações dos 100 ativos de maior negociabilidade do mercado de ações brasileiro. Dezessete ações são ordinárias, onze preferenciais e três são units.
Com este levantamento, o Trademap apontou os papéis que têm a maior consistência de distribuição de dividendos no período analisado. Além disso, a continuidade só pode ser garantida caso as empresas mantenham a política de distribuição de dividendos nos próximos 12 meses iguais ou maiores aos dos anos anteriores, além do lucro anualizado seja igual ou superior ao que tiveram no último período.
Veja também
- Brasil é um dos únicos países que não tributam dividendos. Há espaço para começar
- ‘Imposto para milionários’ atingiria 15 mil pequenas empresas adeptas do Simples
- Gosta de dividendos? Balanços indicam boa safra de proventos em 2024
- Renovação de concessões de distribuição de energia terá regras mais rígidas; dividendos podem ser limitados
- A hora e a vez dos ETFs de dividendos