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5 fatos para hoje: R$ 1 trilhão em impostos; Apple ganha com Fortnite

Valor foi pago em tributos desde o 1º dia do ano de 2021 para governos federal, estaduais e municipais.

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1- Brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos este ano

Os brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em tributos arrecadados desde o 1º dia do ano de 2021 pelos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o que registra o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Essa marca foi atingida às 7h53 da quarta-feira (19). Entraram na conta impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

Segundo as informações da ACSP, no ano passado esse valor foi superado no dia 27 de junho e em 2019, em 24 de maio. “O índice, portanto, aponta que os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, época sem pandemia”.

De acordo com a análise da ACSP, o aumento da inflação no período, comparada com as elevações de preços de produtos registradas anteriormente, a desvalorização do real frente ao dólar e o crescimento da economia em alguns setores como os relacionados ao aumento das importações, à indústria, à saúde, aos grandes varejistas e ao comércio considerado não essencial foram os fatores que contribuíram para essa marca. Também determinaram esse valor o aumento das compras online e pedidos de delivery.

Segundo o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, várias prestações de serviços e o comércio estão sendo muito afetados na pandemia, mas atividades que geram muitos impostos também cresceram bastante. “Alguns exemplos são as exportações, que estão em alta, e o montante das vendas em supermercados que, além de estar muito elevado, ainda proporciona maior arrecadação por conta dos preços dos produtos que vêm subindo”.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, de 2016 a 2019, os brasileiros tiveram de trabalhar 153 dias para pagar impostos. No ano passado, foram 151.

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar os brasileiros sobre a alta carga tributária e incentivá-los a cobrar os governos por serviços públicos de mais qualidade. Está localizado na sede da entidade, na região central da capital paulista. 

2- Investidores estão tirando dinheiro do bitcoin para comprar ouro, segundo análise

Alguns investidores consideram o bitcoin um ativo semelhante ao ouro, uma reserva de valor que se manterá em tempos de inflação e impressão de dinheiro pelos bancos centrais. O argumento convenceu grandes administradores de fundos de hedge, como Stanley Druckenmiller, a aderirem à criptomoeda, e ajudou a elevar o preço para mais de US$ 60 mil no mês passado.

Embora Druckenmiller e outros digam que o bitcoin não pode substituir totalmente o ouro, alguns analistas descobriram que ele tem roubado o espaço do metal. Mas a maré pode estar mudando, pelo menos no curto prazo. Investidores têm retirado dinheiro de futuros e fundos de bitcoin e colocado mais em ouro, de acordo com uma análise do estrategista da J.P. Morgan Nikolaos Panigirtzoglou. É uma mudança em relação aos dois trimestres anteriores, escreveu ele.

O fluxo de quatro semanas de dinheiro institucional para os fundos do bitcoin ficou negativo pela primeira vez no final de abril, logo depois que o ativo atingiu seu novo recorde de US$ 64 mil. Não está imediatamente claro por que as instituições estão começando a retirar dinheiro, mas claramente houve uma corrida para as saídas no mês passado.

“Talvez os investidores institucionais estejam fugindo ao verem seu fim de tendência de alta de dois trimestres anterior e, assim, buscar a estabilidade do ouro tradicional longe da rápida redução do câmbio digital”, escreveu Panigirtzoglou. “Ou talvez vejam o preço atual do bitcoin como muito alto em relação ao ouro e, portanto, façam o oposto do que fizeram nos dois trimestres anteriores”, ou seja, vender a criptomoeda para comprar o metal”.

Na quarta-feira, o bitcoin caiu para seu nível mais baixo desde fevereiro, atingindo uma mínima de US$ 36.219, queda de 44% em relação a uma alta de todos os tempos de US$ 64.829 no mês passado.

3- Produtos para combate à covid têm tarifa zerada até o fim do ano

Um total de 628 produtos usados no combate à pandemia de covid-19 continuarão a entrar no país sem pagar tarifa de importação até o fim do ano. O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) prorrogou em seis meses o prazo da resolução que zera o imposto.

A lista inclui medicamentos, vacinas, equipamentos hospitalares, itens de higiene pessoal e outros insumos. O prazo de isenção acabaria em 30 de junho, caso não houvesse a prorrogação.

Em nota, o Ministério da Economia informou que a isenção foi estendida a pedido do Ministério da Saúde, que coordena o enfrentamento à pandemia e apresentou uma nota técnica justificando a medida. A lista de produtos com tarifa zerada resulta de cooperação entre a Camex, o Ministério da Saúde, a Receita Federal e outras secretarias do Ministério da Economia.

4- Apple ganhou mais de US$ 100 mi em comissões de Fortnite, diz executivo

A Apple ganhou mais de R$ 100 milhões em comissões do Fortnite, da Epic Games, durante os dois anos em que o jogo online esteve na App Store, testemunhou um executivo da Apple nesta quarta-feira.

Michael Schmid, chefe de desenvolvimento de negócios de jogos da Apple para a App Store, falou durante a terceira semana de um julgamento antitruste em um tribunal federal em Oakland, Califórnia. A Apple tirou o popular jogo de sua App Store no ano passado, depois que a Epic lançou seu próprio sistema para pagamentos no aplicativo.

A Epic então processou a Apple, alegando que a fabricante do iPhone abusava de seu poder sobre os desenvolvedores, forçando-os a usar a tecnologia de pagamento no aplicativo da Apple, que cobra comissões de 15% a 30%. A Apple disse que exige que os desenvolvedores usem seus sistemas para garantir a segurança e privacidade de sua App Store e que as taxas cobradas são semelhantes às de outras plataformas de jogos, como o Xbox, da Microsoft.

Antes do relacionamento da Apple com a Epic azedar, afirmou Schmid, a App Store, que mantém uma equipe editorial que destaca certos aplicativos, apresentou o Fortnite e gastou cerca de R$ 1 milhão no marketing do jogo nos 11 meses anteriores. A Apple havia divulgado anteriormente que a Epic ganhou R$ 700 milhões com a versão iOS de Fortnite, mas não disse nada sobre suas próprias comissões.

A divulgação das comissões do Fortnite é significativa porque a equipe jurídica da Epic pressionou os executivos da Apple sobre se a empresa rastreia os lucros de sua App Store, com executivos da Apple dizendo que não o fazem e vendo a App Store como um recurso do iPhone.

5- Intercement Brasil fará IPO para controlador vender fatia no negócio

A Intercement Brasil pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO), operação que servirá para que seu controlador, a holding Mover, venda uma fatia no negócio.

A companhia é um braço do Grupo InterCement, que também tem operações em países como Argentina, Egito, Moçambique e África com Sul, com capacidade produtiva de 37 milhões de toneladas de cimento por ano.

No Brasil, a Intercement é a segunda maior produtora de cimento do país, com capacidade instalada de 17,2 milhões de toneladas, distribuídas entre suas 15 unidades. Em 2020, vendeu cerca de 8,7 milhões de toneladas, incluindo as marcas Cauê, Goiás e Zebu. A subsidiária brasileira também tem 19 fábricas de concreto e 11 pedreiras de calcário.

A Intercement ainda tem fatias minoritárias em três hidrelétricas (Tocantins, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), que produzem 74% da energia usada em suas fábricas.

No ano passado, a empresa teve receita líquida de 2,4 bilhões de reais, aumento de 26,9% em relação a 2019, com a margem Ebitda subindo de 13,9% para 28,6%.

A operação será coordenada por Bradesco BBI, Bank of America, Itaú BBA, JPMorgan E UBS-BB.

(*Com informações de Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

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