Siga nossas redes

Geral

‘Black Mirror’: 6ª temporada aborda ansiedade com inteligência artificial

Novos episódios da aclamada série de ficção científica estrearam nesta quinta-feira (15) na Netflix.

Na nova temporada da série de ficção científica “Black Mirror”, da Netflix, uma gerente de escritório descobre que um serviço de streaming está reproduzindo sua vida usando um avatar da atriz Salma Hayek.

Hayek, no episódio lançado nesta quinta-feira (15), vendeu sua imagem digital para Hollywood para utilização em programações criadas com inteligência artificial (IA).

A história destaca as preocupações reais de atores e roteiristas, disse Annie Murphy, que interpreta a gerente do escritório. O Sindicato dos Roteiristas da America (WGA, na sigla em inglês) entrou em greve no início de maio, em parte devido a preocupações de que os estúdios começariam a usar IA generativa, em vez de humanos, para escrever roteiros.

Annabel Jones, Charlie Brooker e Russel McLean posam nos bastidores do Emmy com prêmios recebidos por “Black Mirror” 22/09/2019 REUTERS/Monica Almeida

“Espero que isso traga à tona o que eles estão lutando e por que estão lutando”, disse Murphy em uma entrevista.

“Não são apenas os roteiristas sendo reclamões. São eles dizendo: ‘Podemos não ser substituídos por computadores?’ e isso é uma coisa tão assustadora para os seres humanos terem que perguntar”, acrescentou ela.

Os atores têm expressado preocupação após “deepfakes” realistas de estrelas como Tom Cruise, Keanu Reeves e Hayek começarem a circular online. Membros do sindicato de atores SAG-AFTRA estão buscando proteção sobre como suas imagens são usadas em suas negociações com os estúdios de Hollywood.

“Por mais que eu realmente queira que as pessoas dêem boas risadas e aproveitem nosso episódio chocantemente alegre quando se trata de ‘Black Mirror’, espero que desperte uma conversa adequada, ou várias conversas, sobre as terríveis repercussões que a IA pode ter se sair dos trilhos”, disse Murphy.

Murphy disse que ela e Hayek discutiram o assunto durante as filmagens de “Black Mirror”. “A imagem dela tem sido usada de maneiras terríveis e desrespeitosas, então tivemos conversas sobre isso”, disse Murphy.

  • Descubra como o ChatGPT funciona e exemplos de como usar

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.