A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva convidou Persio Arida e André Lara Resende, economistas que ajudaram a desenhar o Plano Real que estabilizou a economia nos anos 1990, disseram duas fontes com conhecimento do assunto no sábado (05).
As fontes, que falaram na condição de anonimato, acrescentaram que o economista Guilherme Mello, que lidera a equipe de elaboração de propostas econômicas para Lula na fundação Perseu Abramo, também foi convidado para o grupo de transição.
Os três nomes foram divulgados antes no site do O Estado de S.Paulo.
Muito questionado por seu programa econômico pouco detalhado, Lula ainda não disse quem vai chefiar o Ministério da Economia em seu governo, provocando amplas expectativas no mercado.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin já havia informado que os membros da equipe de transição seriam anunciados na segunda-feira. Espera-se que alguns deles sejam nomeados por Lula para o comando de ministérios.
O líder de esquerda tomará posse em janeiro.
Uma das fontes destacou que Arida, economista ortodoxo e bem visto pelo mercado, foi indicado para a equipe de transição por Alckmin, de quem é próximo.
Arida, doutor em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), já ocupou cargos na administração pública na década de 1990, incluindo a presidência do banco central e do banco de desenvolvimento BNDES.
Lara Resende, interlocutor frequente de economistas do PT, foi apontado como contraponto às visões econômicas mais tradicionais de Arida, disse a fonte.
Lara Resende, que também é doutor pelo MIT, já argumentou que o teto de gastos estrangulou os investimentos públicos, o que ele vê como um erro.
Lula disse repetidamente que vai acabar com o teto de gastos, sem detalhar qual âncora fiscal o substituirá.
Mello e Arida não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters, enquanto Lara Resende não pôde ser contatada imediatamente.
Veja também
- Após G20, Lula e Xi Jinping estreitam laços entre Brasil e China
- Chinesa SpaceSail fecha acordo com governo Lula e se prepara para competir com Starlink, de Elon Musk
- Apesar de rusgas, Brasil avança em plano para importar gás natural da Argentina
- O que Trump e Lula têm em comum: a queda de braço com o Banco Central
- Com fiscal sob pressão, Haddad cancela viagem à Europa a pedido de Lula